Repórter Guaibense

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024

Notícias/Cultura

Entrevista fictícia com Cipreste e caminhada fotográfica marcam início do Mês da Fotografia em Guaíba

Guaíba Foto Clube inaugurou sua inédita sala própria, no Centro

Entrevista fictícia com Cipreste e caminhada fotográfica marcam início do Mês da Fotografia em Guaíba
Jefferson França/GFC
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Depois de um ano e meio devido a pandemia, o Guaíba Foto Clube retomou suas atividades presenciais na manhã deste domingo (1º). O clube de fotógrafos inaugurou sua inédita sala própria e realizou a tradicional caminhada fotográfica nos principais pontos turísticos, no Centro, como início da programação especial com oficinas e demais atividades durante agosto, Mês da Fotografia.

Eles iniciaram esta agenda com instalação com um QR Code no Sítio Histórico, em frente da Casa de Gomes Jardim, que mostra entrevista fictícia concedida pelo Cipreste ao jornalista Valmir Michelon, onde a árvore símbolo do município e testemunha da Revolução Farroupilha conta a sua história.

Michelon diz que em fevereiro, mês que marcou o fim da guerra no Rio Grande do Sul em 1845, passou pelo sítio histórico e começou a conversar com o ele e, "em entrevista", lembrou sua história desde seu o seu nascimento, há cerca de 300 anos, até a pandemia. Leia a entrevista completa aqui.

Leia Também:

Os associados percorreram posteriormente à Escadaria 24 de Outubro, a orla do Rio Guaíba na avenida João Pessoa e até o Parque da Juventude. O objetivo: capturar imagens da cidades mesmo com uma neblina de domingo pela manhã.

O encerramento foi na sede do Guaíba Foto Clube, na avenida Sete de Setembro, 296, em frente ao Banrisul. O espaço inédito depois quase duas décadas leva o nome de Alceo Sarafini, empresário que transformava um lugar de sua casa em laboratório de revelação do filme negativo e que foi presidente do clube em sua fundação, em 2002.

A programação continua nesta terça-feira (3) com reunião online, às 19h, com apresentação das fotografias de mais uma edição de concurso interno, que soma um acervo de quase mil fotografias impressas e digitais. A tema desta vez é "água", sendo que uma das três imagens inscritas pelos associados deveria ser sobre o Rio Guaíba. 

No próximo sábado (7) ocorre a primeira apresentação do "compartilhando experiência", com o jornalista e fotojornalista do Repórter Guaibense Pedro Molnar relatando sua carreira e trabalho no fotojornalismo. Requer inscrição prévia pelo e-mail: [email protected]

 

Confira a programação completa:

Dia 07/08 (sábado), às 15 hs, na sala do GFC. FOTOJORNALISMO, com Pedro Molnar

Dia 14/08 (sábado), às 15 hs, na sala do GFC. FOTO NOTURNA, com Sandro Jardim Harlacher

Dia 19/08 (quinta ), às 19 horas. Caminhada pelo centro para marcar o Dia Mundial da Fotografia, e exercício de foto noturna, com saída em frente à sede do Clube, Rua Sete de Setembro, 296, Centro.

Dia 21/08 (sábado), às 15 hs, na sala do GFC. COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA e figuras geométricas, com Alceo Serafini.

Dia 28/08 (sábado), às 15 hs, na sala do GFC. FOTO PELO CELULAR, com Jefferson França,. Haverá transmissão ao vivo pela página do Guaíba Foto Clube. 

Dia 29/08 (Domingo), às 10:30 hs. Caminhada de encerramento das atividades do Mês da Fotografia pelas ruas do Centro, com saída em frente à sede do Guaíba Foto Clube, Rua Sete de Setembro, 296, Centro.

Comentários:

Veja também