Repórter Guaibense

Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

Notícias/Geral

Escola Rio Grande do Sul comemora 75 anos de história no CTG Gomes Jardim

A celebração reuniu professores, ex-professores, estudantes, ex-estudantes e funcionários da instituição

Escola Rio Grande do Sul comemora 75 anos de história no CTG Gomes Jardim
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Considerada a segunda escola mais antiga de Guaíba, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Grande do Sul comemorou 75 anos de história no último sábado (20), no CTG Gomes Jardim. A celebração reuniu professores, ex-professores, estudantes, ex-estudantes e funcionários da instituição localizada na Vila Iolanda, na zona sul da cidade.

Para a diretora Rose Carvalho Chaves, a comunidade celebrou uma história construída com dedicação, sonhos, desafios superados e, acima de tudo, com o compromisso de muitas pessoas que acreditaram e continuam acreditando no poder transformador da educação.

"Ao olhar para esta escola, vejo muito mais do que paredes e salas de aula. Vejo histórias de vidas transformadas, gerações de estudantes que passaram por aqui, professores que dedicaram sua existência à educação, famílias que confiaram seus filhos aos nossos cuidados e profissionais que fizeram desta instituição um verdadeiro patrimônio da nossa comunidade. Que possamos honrar o legado daqueles que nos antecederam e continuar construindo, juntos, uma escola cada vez mais humana, acolhedora e comprometida com o futuro", disse.

Leia Também:

Entre os presentes estavam também os ex-diretores Jussara Pacheco, Telmo Salgado, Élida Fraga e Marlene Crestani. Jussara relembrou a banda marcial criada no final da década de 1980, que conquistou centenas de títulos em festivais nacionais, estaduais e regionais.

"Acho que a Escola Rio Grande do Sul tem que continuar crescendo e fazendo o que sempre fez: ser o centro daquela comunidade. Me sinto feliz, aos 82 anos, por estar vendo alunos que lá se formaram e que hoje se tornaram professores", afirmou.

 

 

Conforme registros históricos da própria instituição, sua trajetória teve início em abril de 1951, em uma modesta residência localizada no Bairro Alegria, período em que o ensino ainda ocorria de forma informal e comunitária. Posteriormente, graças ao espírito solidário e visionário de Natalino Jardim, que cedeu espaço para o funcionamento da então Escola Provisória da Vila Jardim, a instituição ampliou sua atuação educacional, acolhendo turmas de diferentes séries em uma única sala de aula.

O primeiro professor da escola foi Olavo Oliveira Filho, contratado em abril de 1960 para lecionar em todas as turmas existentes à época, simbolizando o início de uma trajetória marcada pela dedicação à educação pública municipal.

Ao longo das décadas, a instituição passou por diversas transformações estruturais e administrativas. Em 1961, por meio do Decreto nº 5, o então Grupo Escolar passou a denominar-se Rio Grande do Sul. Posteriormente, em 29 de setembro de 1977, por meio do Decreto nº 187, foi oficialmente criada a escola, consolidando-se como importante patrimônio educacional do município. Já em 9 de abril de 1999, uma nova alteração oficial definiu a nomenclatura atualmente utilizada: Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Grande do Sul.

Atualmente situada na Rua João Goulart, nº 120, no Bairro Jardim Iolanda, a escola possui ampla estrutura física e pedagógica, contando com 16 salas de aula, biblioteca, sala de artes, refeitório, quadra poliesportiva coberta, espaço para eventos, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala de Recursos Pedagógicos (SRP), setores administrativos e cerca de 12 banheiros, atendendo aproximadamente 738 alunos.

Comentários:

Veja também