O escritor e professor universitário Altair Martins promoveu o lançamento do livro de poemas "A paisagem presa na coleira", na noite do último sábado (2) no espaço cultural Sol Nascente, no centro de Guaíba.
A obra publicada pela Editora Patuá foi escrita no auge da pandemia, a partir das fotografias do jornalista Valmir Michelon. As poesias foram publicadas semanalmente ao longo de 2020 no jornal Nova Folha, que circula em Guaíba, Barra do Ribeiro, Sertão Santana e Eldorado do Sul.
Para Martins, todo livro é uma solidão, e o único sentido de um livro é compartilhar: "Naquele momento da pandemia, quando Valmir me convidou para escrever, ele me convidou para partilhar as fotografias e os textos. Foi assim que o livro aconteceu. Agora o livro precisa ser partilhado também, precisa de leitores, pois a literatura é um ato solidário. É o livro mais especial que escrevi, mas está atirado no cantinho e devagarinho as pessoas terão acesso".
Entre os poemas estão "o universo submetido a privatização", "aprendizado na sombra", "poema sobre minha mãe e o verão", "duas notícias" e "Renato Isquierdo, ave solitária", em homenagem ao professor e escritor que faleceu em março de 2021 por decorrência da covid-19.
O evento também marcou o lançamento do EP "Caminhar", dos cantores e compositores Rafael Sonic e Guilherme Bica. O disco possui sete músicas, todas elas parcerias de Bica e Sonic em arranjos minimalistas, marcados por vozes, violões, escaleta, piano e percussões, tudo registrado no estúdio do próprio Sonic, que assina a produção. Está disponível no spotify.
O livro e o EP também serão lançados no próximo dia 22 de setembro, às 19h, no espaço físico do Ateliê PUCRS Cultura, localizado no térreo do prédio 30, na Escola Politécnica do Campus da PUCRS, em Porto Alegre. A obra também está à venda no espaço Sol Nascente, na avenida Sete de Setembro, em frente a agência do banco Banrisul, no centro de Guaíba. Custa R$ 50,00.
Sobre os artistas
Altair Martins é bacharel em Letras, mestre e doutor em Literatura Brasileira (UFRGS). É professor dos cursos de Letras e Escrita Criativa da Escola de Humanidades da PUCRS, atuando no Programa de Pós-graduação. Tem textos publicados em Portugal, Itália, França, Argentina, Uruguai, Espanha, Hungria, Luxemburgo e Estados Unidos. Ganhou, além de cinco Prêmios Açorianos, o São Paulo de Literatura (2009) e o Moacyr Scliar (2012). Os donos do inverno (2019), Labirinto com linha de pesca (2021) e A paisagem presa na coleira (2023) são suas obras mais recentes.
Rafael Sonic é músico, compositor e cineasta. Já fez parte das bandas Stratopumas, em Porto Alegre, e Tradicional Rhinoz, em São Paulo, chegando a participar de shows com Renato Teixeira e Daniel Carlomagno. Produziu os primeiros discos da banda Superguidis, fez trilhas para teatro infantil e lançou álbuns e singles. Em 2021, juntou-se à banda Pequena Serenata.
Guilherme Lessa Bica é professor, escritor e cancionista. Jornalista e mestre em Letras pela PUCRS, lançou a coletânea de narrativas e poemas Guaíba Labirinto em 2017. Publicou crônicas nos jornais O Guaíba e Repórter Guaibense entre os anos de 2014 e 2022. Há alguns anos, dedica-se à canção popular brasileira nos grupos Pelas Tabelas e Pequena Serenata.
Comentários: