Repórter Guaibense

Terça-feira, 26 de Maio de 2026

Notícias/Geral

Vídeos: forte chuva volta a causar alagamentos em Guaíba

Moradores de diversos bairros da cidade tiveram casas e ruas completamente alagadas

Vídeos: forte chuva volta a causar alagamentos em Guaíba
Luciano Silva/Arquivo Pessoal
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A forte chuva na noite desta terça-feira (15) voltou a causar alagamentos em Guaíba. Moradores de diversos bairros tiveram casas e ruas completamente alagadas, cerca de quinze dias depois da enchente que também causou transtornos na cidade.

"Desculpem a bagunça, é que mal superei e organizei os estragos de uma enchente e agora a pouco, em menos de 16 dias, alagou e entrou barro por tudo de novo", relatou a publicitária Priscila Rocha, do bairro Ermo, nas redes sociais.

Ela diz que anteriormente tinha protocolado pedindo limpeza de bueiro, e o secretário municipal não mandou ninguém para resolver o problema. "Precisamos que respondam e paguem pelo prejuízo não só material, como psicológico".

Leia Também:

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Priscila Rocha (@grungepri)

 

Houve ocorrências também no Parques 35, Centro, Alegria, Florida e Moradas da Colina. No 35, moradores preparam abaixo-assinado exigindo ações urgentes da Prefeitura para cessar os alagamentos no bairro. Dentre as exigências está a imediata limpeza e desassoreamento das bocas de lobo, e das redes de micro e macrodrenagem do Bairro Parque 35, e a fiscalização do loteamento Guaíba Park para verificar se há obstruções na drenagem em função das obra.

A rápida chuva foi o suficiente para alagar a Rua João Guimarães, na Colina, pela sexta vez nesse inicio de ano. Para o morador Luciano Silva, a grande quantidade de obras, loteamentos e a falta de fiscalização por parte do poder público municipal agravou os alagamentos. No outro dia a rua amanhece numa situação caótica, com esgoto, mau cheiro, poeira contaminada etc....

A Rua Panteleão Telles, próxima da escola estadual Augusto Meyer, também no Ermo, amanheceu cheia de barro. "De jeito um ser humano sai caminhando em uma rua dessa, alguém me explica por favor?", questionou um morador ao gravar um vídeo.

 

 

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos informou a reportagem que a equipe responsável está, na tarde desta quarta-feira, retirando o barro na Rua Panteleão Telles e que posteriormente deve ser feita a lavagem da rede de esgoto.

O secretário Ivan Barcellos responde que aumento do volume de água não é normal mas que infelizmente tem acontecido em Guaíba, e não só em Guaíba. Também em Canoas, Cachoeirinha e Porto Alegre. "Em vista acho que Guaíba não foi tão prejudicada. É uma coisa que gostaríamos que fosse zero, que não acontecesse, mas acontece. Aqui dá um volume muito alto de chuva em um curto prazo de tempo, alaga e enche os bueiros. Nós temos coordenadores de bairro que têm a liberalidade para limpar todas as bocas de bueiro do seu bairro, de todo o bairro, e é uma ordem da secretaria", afirma.

 

Forte chuva na avenida Avenida Sete de Setembro, no centro de Guaíba, por volta das 20h30min.

Comentários:

Veja também