A Câmara de Vereadores de Guaíba aprovou na terça-feira (20) o nome do futuro ginásio poliesportivo que está em construção na avenida Lupicínio Rodrigues, na Cohab-Santa Rita. O local homenageará o morador do bairro João Ritta, o Bagé, que faleceu vítima de infarto aos 57 anos há exatamente três anos, no dia 22 de agosto de 2021. O proponente foi o vereador Rosalvo Duarte (PL).
Bagé, como conhecido carinhosamente, era considerado um dos filiados mais fiéis ao partido PDT e ao legado de Leonel Brizola, ex-governador do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Concorreu nas Eleições 2020 para vereador e também era diretor de harmonia da Academia de Samba Cohab-Santa Rita. No esporte, era jogador diversas equipes esportivas na comunidade e atuou como técnico da equipe de funcionários da empresa Taurus, de Porto Alegre. Ele deixou três filhos: Bruno, Ben-hur e Bárbara.
O projeto da quadra contém quadra de futebol sete, basquete, vôlei, arquibancada e palco, com investimento de R$ 2,7 milhões do governo federal, oriundos da emenda parlamentar do então deputado federal Onyx Lorenzoni. A empresa contratada pela Prefeitura Municipal de Guaíba iniciou as obras do ginásio em agosto de 2023 e deve terminar no primeiro trimestre de 2025. Outra parte do terreno será destinada para as atividades da escola de samba Cohab-Santa Rita, que assinou em dezembro do ano passado o termo de autorização de uso em caráter precário (ou seja, não pode ser construído nenhuma edificação e em qualquer momento a prefeitura pode solicitar a retomada).
Em novembro do ano passado, a Prefeitura promoveu audiência pública para debater a construção do ginásio porque parte de moradores próximos acionaram o Ministério Público do Rio Grande do Sul contra a instalação naquela localidade.
Comentários: