Repórter Guaibense

Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

Notícias/Saúde

Guaíba chega a 28 casos confirmados de dengue no ano

19 são considerados autóctones (que foram contraídos dentro do município) e nove importados

Guaíba chega a 28 casos confirmados de dengue no ano
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Guaíba chegou a 28 casos confirmados de dengue, de acordo com o boletim epidemiológico desta quarta-feira (10). 19 são considerados autóctones (que foram contraídos dentro do município) e nove importados (contraídos em outras localidades). 

A cidade soma até agora 158 casos totais, sendo que 81 pessoas testaram negativo, 29 seguem em investigação e um caso foi confirmado de Chikungunya, doença infecciosa febril que também pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti.

Medidas de prevenção à proliferação e circulação do mosquito aedes aegypti, causador da dengue, como a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos e a eliminação dos objetos com água parada, impedem o mosquito se reproduzir, cortando o ciclo de vida na fase aquática. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra o aedes aegypti.

Leia Também:

A Secretaria da Saúde reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas, evitando o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.

 
Principais sintomas da dengue

- Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias
- Dor retro orbital (atrás dos olhos)
- Dor de cabeça
- Dor no corpo
- Dor nas articulações
- Mal-estar geral
- Náusea
- Vômito
- Diarreia
- Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.

Comentários:

Veja também