A vice-prefeita Claudinha Jardim, em vídeo nas redes sociais, disse que a prefeitura pediu autorização para antecipar a vacinação da covid-19 para professores. É preciso aval do Ministério da Saúde para começar a imunização para este grupo. A intenção é que eles passem a integrar a fase 2, junto das pessoas com idade entre 60 e 74 anos.
O assunto foi discutido na manhã desta quarta-feira (11) durante encontro na sede do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, a Granpal.
Atualmente, professores e servidores de escolas estão na quarta fase, ao lado de membros das forças de segurança e salvamento e de funcionários do sistema prisional. Com a antecipação da imunização de quem atua nas instituições de ensino, as prefeituras elevariam a segurança no retorno às aulas.
Para Claudinha, o objetivo deste pedido é que todos profissionais retornem aos seus trabalhos presenciais de forma segura. "Vamos pedir para os ministérios da Saúde e Educação antecipe esses profissionais para fase 2, visto nosso inverno e tantas outras situações que são necessárias para que a gente consiga voltar com muita segurança para nossas escolas", disse.
O secretário estadual de Educação, Faisal Karam, esteve presente na reunião e segue a mesma linha em defesa da reabertura das escolas. Ele colocou a estrutura da Secretaria da Educação à disposição dos municípios para a formulação de protocolos eficientes no retorno às aulas.