Repórter Guaibense

Terça-feira, 07 de Outubro de 2025

Notícias/Geral

Guaíba realiza a Semana da Pessoa com Deficiência e lança o programa 'Emprega PCD'

Cidade tem 5,7 mil pessoas com deficiência cadastradas no Cadastro Único, o que representa 13% do total

Guaíba realiza a Semana da Pessoa com Deficiência e lança o programa 'Emprega PCD'
Anie Julie Rodrigues
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Guaíba iniciou nesta segunda-feira (19) a programação da Semana da Pessoa com Deficiência e de Altas Habilidades. Até sábado (23), diversas atividades serão realizadas em celebração à data e em prol de políticas públicas voltadas à diversidade e inclusão na cidade.

A cerimônia de abertura ocorreu no auditório da Ulbra Guaíba, com o lançamento do programa Emprega PCD, que tem como objetivo aumentar a empregabilidade, criar um banco de vagas e facilitar conexões entre empresas e candidatos. Nesta terça-feira, houve uma apresentação durante a sessão especial da Câmara de Vereadores.

"Embora já exista legislação sobre o tema, o programa prevê uma busca ativa junto às empresas, não se limitando àquelas que possuem mais de cem funcionários. Empresas de menor porte também podem contratar pessoas com deficiência, já que estudos demonstram que a inserção desses profissionais aumenta a produtividade empresarial", destacou o gerente da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social, Alisson da Luz.

Leia Também:

A coordenadora da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Direitos Humanos e Cidadania, Fernanda Garcia, apresentou dados e os últimos projetos desenvolvidos na pasta em prol das pessoas com deficiência. Segundo ela, a cidade possui 5,7 mil pessoas com deficiência cadastradas no Cadastro Único, o que representa 13% do total. O número de estudantes atendidos na educação inclusiva, por meio do Atendimento Educacional Especializado, CEDP e CEIAG, chega a cerca de 2 mil.

Ela também ressaltou o trabalho do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE), órgão de controle social e de formulação de políticas públicas para a comunidade, que tem promovido avanços importantes em áreas como educação, esporte e saúde.

"Sabemos da necessidade de ampliar projetos intersetoriais, especialmente com as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, para que programas, atendimentos e serviços ocorram de forma mais eficiente. Reafirmamos aqui o nosso compromisso com uma Guaíba mais inclusiva e acessível para todos", disse.

A programação continua nesta quarta-feira (20), na Praça Gastão Leão, com atividades de Capoeira Inclusiva, participação de empreendedoras da APAE e apresentação dos trabalhos da instituição. Na quinta-feira (21) ocorre a Caminhada Atípica, a partir das 14h, com saída da Prefeitura. Já na sexta-feira (22), haverá a Balada Inclusiva da APNE, na Ulbra. O encerramento será no sábado (23), às 14h, com a apresentação da Bandinha do Barulho, Coral Vozes Inclusivas, Oficina de Libras e exposição de trabalhos.

Comentários:

Veja também