A secretaria de Saúde de Guaíba ampliou o horário de atendimento do posto de saúde da Cohab e Santa Rita para vacinação contra poliomielite, até às 20h. Crianças, de até 5 anos, tem até o próximo dia 21 para se imunizarem contra doença nas salas de vacina dos postos da Cohab, Vila Iolanda, Columbia City, Centro, Nova Guaíba e do Hospital Berço Farroupilha, das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
A cidade está com um pouco mais da metade de cobertura vacinal para esta população. No sábado (7), a vacinação ocorreu em três pontos estratégicos para fortalecer mais a campanha.
Para o coordenador a Vigilância em Saúde, Fábio da Costa, vários são os fatores que levarem a esta baixa procura, e que historicamente os número estão sendo reduzidos a cada ano por as pessoas desconhecerem a doença.
- Guaíba optou no sentido der aumentar drasticamente esses números e ter um resultado mais forte. O nosso objetivo é vacinar cerca de 100% das crianças, é uma meta ambiciosa, mas não podemos brincar com a poliomielite. É uma doença muito séria, que pode levar a morte - destacou ele em entrevista para o Repórter Guaibense na semana passada.
Desde 1990, o Brasil não detecta casos a e, em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. Ele ainda destaca que não há o porquê retornar a aquele cenário, se a gente tem as medidas de prevenção, é gratuito, não se paga para ir se vacinar e todas sociedade, principalmente as crianças, só tem a ganhar esse ato.
Comentários: