Os irmãos cineastas Jonatas e Tiago Rubert, de Guaíba, participarão do programa "Caldeirão do Mion", da TV Globo, no próximo sábado (13). Os diretores do filme "Uma em Mil", vencedor de três Kikitos no Festival de Cinema de Gramado, foram entrevistados pelo apresentador Marcos Mion durante a gravação especial de episódios na cidade considerada a mais natalina do Brasil.
"Uma em Mil" é o primeiro filme do Brasil e do mundo dirigido por uma pessoa com síndrome de Down. O longa levou nove anos para ser concluído e reúne cenas gravadas em Guaíba, Porto Alegre e no interior do Estado. Grande parte das imagens vem dos registros feitos pelo pai, Irineu, já falecido, que filmava como hobby a infância e a adolescência dos irmãos na década de 1990 — um resgate que torna o filme ainda mais emocionante.
"Foi um longo trabalho, mas um trabalho do qual eu não mudaria absolutamente nada, cada pedacinho que nós dois fomos construindo juntos com a nossa equipe. O cinema é a arte mais coletiva que existe e, não por acaso, acho que esse filme vive isso em cada frame", afirmou Jonatas. Para Tiago, conquistar esses prêmios em um dos maiores festivais de cinema do Brasil foi um sonho realizado.
Em outubro, o filme também conquistou o prêmio de Melhor Longa-Metragem da Mostra Novos Rumos da Première Brasil, que integrou a programação do 27º Festival do Rio, no Rio de Janeiro. Foi neste evento que os diretores chamaram a atenção da produção do programa da TV Globo, que dias depois o convidaram para participar de um dos episódios em Gramado.
Comentários: