Repórter Guaibense

Terça-feira, 29 de Abril de 2025

Notícias/Política

Isaque Conceição define cinco eixos para sua gestão à frente da secretaria de Cultura

"Dependendo do orçamento, poderemos organizar mais editais de fomento à cultura em nossa cidade", diz ele

Isaque Conceição define cinco eixos para sua gestão à frente da secretaria de Cultura
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Duas semanas após tomar posse na Secretaria Municipal de Cultura de Guaíba, o diretor de teatro Isaque Conceição concedeu entrevista sobre o trabalho que pretende realizar à frente da pasta nos próximos quatro anos. O órgão iniciou o segundo mandato do prefeito Marcelo Maranata (PDT) e da vice Claudinha Jardim com o desmembramento das áreas de Cultura e do Turismo, que passou a ser de responsabilidade da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social.

Para Isaque, essa separação de certa forma facilita o trabalho em prol da cultura, pois não há mais envolvimento direto com a execução dos eventos realizados na cidade. "O principal benefício dessa separação é que poderemos focar bastante em políticas públicas. O tempo que antes se investia na realização desses eventos agora poderá ser redirecionado para pensar políticas públicas, ouvindo a comunidade artística e os fazedores de cultura, fomentando novas iniciativas e revisando o que já está em andamento", afirma.

Ele definiu as prioridades de sua gestão à frente da Cultura em cinco eixos: criação e manutenção de políticas públicas, manutenção dos espaços públicos, formação de artistas, geração de emprego e renda, e execução de pequenos eventos. Um exemplo disso é a retomada de atividades como o sarau do museu e o projeto Música na Praça, inserindo apresentações de diversos artistas na programação.

Leia Também:

Isaque pretende mapear, realizar estudos técnicos e captar recursos públicos para as reformas necessárias no Museu do Gaúcho, no Museu Carlos Nobre e na Biblioteca Pública. "Os três espaços precisam de manutenção constante, precisamos resolver as pendências estruturais e torná-los mais sustentáveis", destaca. Além disso, ele pretende trabalhar pela construção de um teatro municipal e de um centro cultural na cidade.

A reformulação do Conselho Municipal de Políticas Culturais também está entre suas prioridades para este semestre, ampliando a participação de segmentos do setor cultural e garantindo a correta aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc neste ano. Em março, o Governo Federal assegurou a manutenção dos recursos para estados e municípios após a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. Conceição também pretende aumentar o diálogo com vereadores para que entidades culturais consigam emendas impositivas nos próximos anos.

"Dependendo do orçamento, poderemos organizar mais editais de fomento à cultura em nossa cidade. A certeza que temos é que os editais serão bem elaborados. O que precisamos agora é de tempo para sermos criativos", destacou.

Ele também reforçou que pretende atualizar o Plano Municipal de Cultura, realizar diversas atividades em comemoração aos 100 anos da cidade, reativar as atividades do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural e continuar trabalhando no cadastro das comunidade artística no Sistema de Identidade de Artista Guaibense (SIAG).

Comentários:

Veja também