Repórter Guaibense

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Notícias/Saúde

Mapa do Distanciamento Controlado confirma Guaíba e todo o RS em bandeira preta

Estado registrou aumento de 204% nas hospitalizações

Mapa do Distanciamento Controlado confirma Guaíba e todo o RS em bandeira preta
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Guaíba e todo Rio Grande do Sul entrarão em bandeira preta neste sábado. O governo do estado confirmou a situação de risco altíssimo para o contágio do coronavírus em todas 21 regiões do Distanciamento Controlado. 

A região de Guaíba, que abrange cidades da Costa Doce e Carbonífera, apresentou piora na avaliação de dois indicadores que abrangem dados específicos da região, totalizando três destes na avaliação de risco máxima (bandeira preta). Com a piora na avaliação de dois indicadores de Velocidade de Propagação e a manutenção na avaliação de risco máxima nos indicadores de Mudança da Capacidade de Atendimento da Macrorregião Metropolitana e do estado, houve nova elevação da média ponderada que passou para dentro dos parâmetros que determinam a bandeira final na cor preta.

As novas regras serão publicadas em decreto ainda nesta sexta (26). Antes disso, o governador irá se reunir com prefeitos, líderes regionais, representantes setoriais e chefes de Poderes para avaliar os resultados das restrições estabelecidas para conter a acelerada curva de contaminação no Estado, que levou a um esgotamento da capacidade hospitalar.

Leia Também:

“O ritmo tão acelerado de internações reflete uma circulação maior do vírus, que gera uma taxa de contágio que é a maior desde o início da pandemia. Precisamos derrubar essa taxa de contágio. Não adianta fazer protocolos mais singelos de restrição porque, na verdade, todos os protocolos – máscara, álcool em gel, distanciamento nas filas – ajudam a reduzir o risco, mas não o eliminam. Então, precisamos fazer algo mais rígido, para poder reduzir mais fortemente o risco de contágio ao longo desta semana”, afirmou o governador Eduardo Leite.

Conforme os dados analisados nesta 43ª semana, houve forte elevação em todos os indicadores a nível estadual, com destaque para o aumento no número de internados em leitos clínicos (+64%), em UTIs (+36%) e nos óbitos (+48%). O crescimento mais expressivo é de novos registros de hospitalizações por Covid-19 nos últimos sete dias, comparado com a semana anterior: aumento de 204%.

Comentários:

Veja também