Repórter Guaibense

Terça-feira, 20 de Janeiro de 2026

Notícias/Política

Maranata destaca avanços e fala sobre saída da prefeitura de Guaíba para disputar o governo do RS

“Guaíba vai ser a grande protagonista nas eleições de 2026”, afirmou o prefeito

Maranata destaca avanços e fala sobre saída da prefeitura de Guaíba para disputar o governo do RS
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

“Guaíba vai ser a grande protagonista nas eleições de 2026”, afirmou o prefeito Marcelo Maranata, que deve renunciar ao mandato para concorrer pela primeira vez ao cargo de governador do Rio Grande do Sul. No último dia 21, grande público participou do lançamento de sua pré-candidatura durante a convenção do PSDB, na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre.

Em entrevista exclusiva ao Repórter Guaibense e ao jornal Nova Folha, ele destacou o trabalho realizado à frente da prefeitura em 2025 e falou sobre como pretende deixar o governo municipal para disputar o Palácio Piratini.

Este foi o primeiro ano em que ele governou a cidade sem grandes intervenções externas, como a pandemia de covid-19 e a enchente que atingiu grande parte do município em maio de 2024. Somente neste ano, Guaíba avançou com a inauguração do Centro de Especialidades Médicas, a ampliação do Hospital Nelson Cornetet e o início da construção da Unidade Básica de Saúde do bairro Ipê. “Hoje eu ouvi de um funcionário que o que a gente fez na saúde em vinte anos foi feito em cinco”, disse. 

Leia Também:

Para ele, mais difícil do que administrar a cidade é conduzir o governo, que reúne um grupo importante de partidos que acreditaram no plano de governo apresentado nas eleições de 2024 — vencidas por Maranata com quase 80% dos votos válidos. Apenas na Câmara, 16 dos 17 vereadores fazem parte da base governista.

“Tu não convence se está convencido. Tenho convicção do que a gente apresentou, primeiro para os partidos que estavam conosco e depois para os vereadores. Não gosto de dizer que os vereadores são situação ou oposição, todos têm a sua posição e são livres para se manifestar. Em seguida, há vereador subindo na tribuna e criticando o governo, e nem por isso ele é penalizado. A gente pode discordar, concordar ou tentar ajustar. Sabemos que há muita coisa para resolver, mas temos a habilidade de manter o foco e trabalhar em conjunto com o Poder Legislativo”, afirmou.

Na educação, ele destacou que Guaíba subiu 111 posições no ranking estadual do Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (IMERS), além de aderir ao programa Lidera RS – Lideranças pela Educação, que promete revolucionar a gestão educacional e valorizar os servidores da área, em parceria com o Instituto Lemann. Essas conquistas, segundo ele, se devem à capacidade de reação após a pandemia de covid-19, com a realização de reuniões, capacitações e treinamentos para os profissionais da educação, além da implantação de programas importantes nas escolas da rede municipal. A meta não é apenas que a cidade seja reconhecida como Amiga da Criança, mas que se torne referência nacional em educação.

“Agora vamos cuidar mais da frequência. Tenho uma lista de crianças para ligar e perguntar por que não estão indo às aulas. Meu projeto é termos uma educação unificada na Região Metropolitana, pois o rodízio de moradores é grande. O que está dando certo aqui pode ser expandido para a região, que concentra 45% dos estudantes do Rio Grande do Sul. Se mudarmos a região, daremos um grande salto na educação do estado”, afirmou.

Para ele, também houve avanços significativos no esporte, com a inauguração do ginásio Bagezão, incentivando a população a cuidar da saúde física e mental, e no planejamento urbano, com a revisão do Plano Diretor. Está em andamento uma revisão geral de toda a legislação municipal relacionada à gestão urbana e à ocupação do solo, incluindo o Código de Obras, o Código de Posturas e o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Além disso, o município contará com um financiamento de US$ 70 milhões (cerca de R$ 400 milhões) junto ao Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB) para o Programa de Resiliência às Mudanças Climáticas. A iniciativa contempla obras de macrodrenagem, construção de diques, implantação da cidade industrial, revitalização da orla, construção resiliente de novas vias de acesso, sistemas de alerta, programas de capacitação em gestão de riscos e apoio à população vulnerável.

A prioridade é cumprir as 100 metas estabelecidas até 2028. Em comemoração ao centenário de Guaíba, em 2026, o município promoverá a criação de uma identidade visual, uma programação cultural especial e a revitalização do sítio histórico. Na educação, o projeto prevê a oferta de um cursinho pré-vestibular municipal, a ampliação das escolas Arlindo Stringhini e Noely Varella e a expansão das vagas de educação infantil.

Na saúde, estão previstas ações de telemedicina, a disponibilização de marcação de consultas on-line, a ampliação do horário de atendimento das UBS Columbia City e Vila Iolanda, a aquisição de um aparelho de mamografia e a construção do segundo pavimento do Hospital Nelson Cornetet. Outras metas incluem ampliar para 30% a cobertura odontológica do município, construir unidades da Estratégia de Saúde da Família nos bairros Jardim dos Lagos, Ipê e Cohab e reformar a Unidade Básica de Saúde do bairro Columbia City.

Questionado sobre a diferença entre o Maranata de 2021, quando assumiu a gestão municipal pela primeira vez, e o de agora, ele respondeu: “Sou mais resiliente, mais humilde e mais consciente de que precisamos de todo mundo. O prefeito nunca faz o que quer, só faz o que a lei e o orçamento permitem. Somos obrigados a investir 25% em educação e 15% em saúde. O prefeito sabe que ninguém faz nada sozinho, e não existe faculdade no mundo que ensine alguém a ser prefeito. Não existe”.

Ele deve deixar o governo municipal até abril de 2026 para concorrer ao governo do Rio Grande do Sul, quando a vice-prefeita Claudinha Jardim se tornará a primeira prefeita da cidade em um século. “Eu não estou renunciando ao meu município, renúncia é uma palavra muito forte. Amo essa cidade e vou trabalhar por ela nem que seja de graça, ao lado da Claudinha, para executar tudo o que planejamos até o final. Quero fortalecer Guaíba, confiando que a Claudinha vai conduzir a cidade tão bem quanto eu, e seguir para um projeto em que possa trazer mais recursos e cuidar do Rio Grande do Sul como cuidamos de Guaíba”, finalizou. Ele também mencionou a pré-candidatura de sua esposa, Deisi Maranata, ao cargo de deputada estadual pelo Podemos.

Comentários:

Veja também