Para marcar o Dia da Árvore, tradicionalistas plantaram 21 mudas de erva-mate no CTG Gomes Jardim no último sábado (21). A atividade foi uma das últimas realizadas na programação do Sarandeio Farroupilha, evento de fomento a cultura gaúcha que durou mais de 15 dias na sede da entidade tradicionalista de Guaíba.
"A gente está junto preservando o que é nosso, a erva-mate, considerado o primeiro patrimônio imaterial do nosso Rio Grande do Sul", destaca a coordenadora e empreendedora Maris Strege.
Ela coordenou durante a programação da quarta edição do Sarandeio a oficina do mate, que ensinou aos estudante da rede municipal de ensino como se prepara o chimarrão, a bebida característica da cultura do estado. Os demais visitantes pediram mudas a mais de erva-mate para plantar em diversos bairros da cidade, como na Cohab e o Loteamento do Engenho, e cada piquete também receberam para plantar na sede das entidades tradicionalistas da cidade.
Entre eles, receberam patrões e patroas dos CTG's Gomes Jardim, Pedras Brancas, República Rio-Grandense, Darci Fagundes, DTG Berço Farroupilha e DTG Caiboaté. O projeto foi contemplado com o fundo social do banco Sicredi, recurso financeiro que tem como objetivo alavancar e apoiar entidades em prol do desenvolvimento da nossa região.
O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.
Comentários: