Ao completar uma década de atividades voltadas ao fomento da formação artística, do intercâmbio, da difusão e da democratização dos saberes ancestrais e bens culturais, o ponto de cultura Espaço Livre Biguá e o Grupo de Teatro Popular Comparsaria das Façanhas retomam um de seus primeiros projetos: o ENCULPOTE. Realizado em parceria com a Associação Semente Solidária e o Grupo de Pesquisa Teatral Realejo EnCena, com recursos da Lei Paulo Gustavo, o evento conta com uma programação que se estende de março a junho de 2025.
A 4ª edição do Encontro de Cultura e Teatro Popular de Guaíba prioriza o encontro com mestres e pontos de cultura, como o Pampa Sem Fronteiras, voltado ao intercâmbio cultural entre Brasil e Uruguai através do Candombe, e o Instituto Kaingang, da terra indígena Serrinha, de Ronda Alta/RS. O evento também irá homenagear duas personalidades emblemáticas de Guaíba: Mãe Carmem de Oxalá, do ponto de cultura Ilê Axé Cultural Assobecaty, e o professor, maestro e trombonista Roberto Rocha da Rosa.
O Dia Internacional do Teatro, nesta quinta-feira (27), foi a data escolhida para marcar a abertura do evento que trará apresentações, rodas de conversa e vivências de manifestações populares em uma programação ampla, descentralizada e com entrada franca.
.
PROGRAMAÇÃO DE MARÇO
27/03 - Quinta-feira – 20h - LIVE DE ABERTURA E APRESENTAÇÃO DAS ATRAÇOES, com os coletivos Comparsaria das Façanhas, Grupo Realejo EnCena e ONG Semente Solidária.
29/03 - Sábado - 15h - OFICINA DE APRESENTAÇÃO DO CANDOMBE, com mestres do Ponto de Cultura Pampa Sem Fronteiras \ Bagé - RS
30/03 - Domingo – 16h - CORTEJO DE ABERTURA com artistas e público em geral. Participações confirmadas: Grupo Piá, Bonequeira Elaine Regina, Ponto de Cultura Cabobu, Grupo Realejo EnCena, Comparsaria das Façanhas, P.C Pampa Sem Fronteiras.
O candombe vai muito além de ser apenas uma forma musical ou de dança – ele é uma expressão viva de uma cosmovisão afro-uruguaya. Essa cosmovisão envolve uma maneira particular de entender o mundo, na qual a ancestralidade, a espiritualidade, a resistência e a coletividade se entrelaçam. A oficina abordará sua historicidade e introdução aos toques, com o mestre Carlos Dutra, Adriana Ferreira e Márcio dos Santos. As inscrições podem ser realizados pelo whatsapp (51) 981962869.
O Encontro de Cultura Popular e Teatro foi criado em 2006 visando promover o acesso a diversas manifestações culturais e a interação entre a comunidade, artistas locais e profissionais de outras regiões, a fim de suprir a necessidade do município em termos de fruição e experimentação artística. Na sua primeira edição, foi realizado em parceria com o Grupo Revolução Teatral Os Bobos da Corte. O II Encontro só foi viável em 2011, em parceria com a ONG Semente Solidária e patrocínio da Secretaria Municipal de Turismo, Desporto e Cultura e Prefeitura Municipal de Guaíba. Na sua 3ª edição, em 2012, foi indicado na categoria “Teatro e Circo” no Prêmio Cultura FAMURS/CODIC.
SERVIÇO:
O QUE? 4º ENCONTRO DE CULTURA POPULAR E TEATRO DE GUAÍBA - ENCULPOTE
Abertura com Live de apresentação dos artistas e atrações:
Quando: 27 de março, quinta-feira - 20h
Onde: Canal do YouTube do Espaço Livre Biguá - Ponto de Cultura
OFICINA DE CANDOMBE: Inscrições pelo whatsapp: (51) 981962869
Quando: 29 de março, sábado - 15h
Onde: Espaço Livre Biguá - Rua Padre Cacique, 116 - Ermo
CORTEJO de ABERTURA:
Quando: 30 de março, domingo - 16h
Onde: Concentração na Praça Gastão Leão (Centro), com trajeto pela Orla até o Parque da Juventude
Comentários: