O governo do Estado emitiu o terceiro Aviso do sistema de 3 As de Monitoramento para região covid de Guaíba, de 19 cidades das regiões Costa Doce e Carbonífera, nesta quarta-feira (11). Foi determinado pelo GT Saúde também às regiões de Canoas, Porto Alegre e Santo Ângelo com base em aumentos recentes de internações hospitalares.
As quatro regiões estão entre as 17 que receberam Aviso na semana passada por conta do crescimento do número de novas hospitalizações identificadas pelo sistema Sivep Gripe. Segundo o GT Saúde, essas internações repercutiram em um aumento de pacientes em leitos clínicos e de UTI, tanto de casos confirmados quanto suspeitos de covid-19.
Em contato com a reportagem, o prefeito Marcelo Maranata salientou que esses números apresentados ao governo estadual são de quase 20 munícipios e que não condiz com a realidade do Hospital Nelson Cornetet. De acordo com ele, a cidade não registra óbitos devido a covid-19 há quase 15 dias e o nível de hospitalização está estável.
Os prefeitos das região devem ser reunir nesta sexta-feira para tratar do assunto e encaminhar uma resposta ao governo do Rio Grande do Sul nos próximos dias.
Nas demais regiões, não foi identificada variação que exigisse novos comunicados do Sistema 3As. Também não houve emissão de Alerta, que é o segundo nível do sistema, nem de Ação, que deve ocorrer quando uma região recebe Alerta.
Comentários: