10 leitos de UTI's para pacientes com covid-19 foram reabertos nesta quarta-feira (24). Eles foram desativados em janeiro devido danos de um temporal, a falta de energia elétrica e as várias oscilações provocaram problemas nos equipamentos.
A reativação desses leitos fazem parte do reforço do governo estadual para atender pessoas em situação grave da doença. Em todo Rio Grande do Sul devem ser abertos 127, em sete municípios, entre esta semana e na outra.
“Desde a última sexta-feira, estamos enviando material, inclusive camas, para diversos hospitais, que estão abrindo ou reabrindo leitos”, explica a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada, Lisiane Wasem Fagundes, que faz um alerta: “a capacidade de ampliação está no limite".
Em Guaíba o funcionamento começou a partir das 11h da manhã, com dois pacientes da cidade e ainda moradores de outras cidades vizinhas. O prefeito Marcelo Maranata destaca que esta reabertura é graças ao empenho do Associação Vila Nova, nova administradora do hospital.
Nesta terça (23), pela primeira vez, mais da metade de todos os pacientes internados em UTIs (50,7%) no RS são pacientes confirmados com coronavírus. “Além disso, há outros dois dados muito preocupantes: a curva de crescimento de internações desta semana é inédita e o número de internados teve um crescimento brutal [de 2.383 casos em 24/1 para 4.325 no dia 23/2]”, disse Bruno Naundorf, integrante do Gabinete de Crise da Secretaria Estadual de Saúde.