Guaíba foi sede do 31º Campeonato Brasileiro de Karate Kyokushin e 2ª Copa Brasil de Kickboxing neste domingo (22). Quase 200 atletas participaram do torneio no ginásio RL Esportes, na Santa Rita.
Participaram competidores de vários estados do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia e Rio Grande do Sul, e do Chile, Uruguai e Argentina. Para o presidente da Confederação Brasileira de Karate Kyokushin, Henrique Marticorena, o evento ficou bem maior do que o esperado para Guaíba.
Karate Kyokushin é uma arte japonesa, criado pelo Grão-Mestre Masutatsu Oyam, sendo a primeira arte marcial de contato no mundo. "Nós seguimos essa tradição há muito tempo. É uma filosofia de vida, é uma arte marcial, é muito além que um esporte. E em Guaíba temos uma tradição muito forte do Karate Kyokushin, de quase 50 anos, e estamos cada vez crescendo mais", destaca.
Entre os campeões do 31º Campeonato Brasileiro estão os guaibense Matheus Caldas, Endryel Freitas, Dandara Rios, Giani Teixeira, Lorenzo Medeiros, Beatriz Santana, Nathan Silveira, Davi Caldas, Juan Restrepo Miguel Angelo, Rafaela Soares, Kauã Azevedo e João Santana. São crianças e adolescente que participam da oficina do Projari, que tem como objetivo trabalhar o senso de respeito e disciplina, além de desenvolver as potencialidades físicas e psicológicas dos participantes.
"A gente percebe notoriamente a evolução das nossas crianças e adolescentes. Além de tirar eles do tempo ocioso e do caminho ruim, que infelizmente acontece naquela região, queremos formar cidadãos e tenho objetivo de transformar eles campeões para quem sabe disputarem o mundial no Japão", diz o professor Airton Martinicorena.
Em novembro, Guaíba irá com a maior delegação do Brasil para o campeonato mundial. Douglas Cabral, Patrick Marques, Thales Kassler e Sofia Cabral representarão Guaíba e o país no Japão.
Comentários: