Repórter Guaibense

Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024

Notícias/Cultura

46ª festa em homenagem a Iemanjá é nesta quinta-feira na Praia da Alegria

Às 20h a procissão sairá do engenho na casa Estrela do Oriente, chegando à praia em aproximadamente 30 minutos

46ª festa em homenagem a Iemanjá é nesta quinta-feira na Praia da Alegria
Gabriel Pires
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na noite desta quinta-feira (1º) acontece a tradicional festa para Iemanjá da casa Estrela do Oriente, de mãe Arlete, na Praia da Alegria. A 46ª edição do evento, considerado patrimônio histórico-cultural de Guaíba, reúne todos os anos centenas de fiéis que simpatizam com a religião umbandista.

Às 20h a procissão sairá do engenho na casa Estrela do Oriente, chegando à praia em aproximadamente 30 minutos. Os fiéis participaram da comemoração, trazendo oferendas como perfumes, flores, presentes e cartas para expressar gratidão por graças alcançadas ao longo do ano ou realizar pedidos para 2024. O evento já atraiu cerca de 10 mil pessoas.

A entrega do barco ocorre nas águas do Guaíba, onde os filhos da casa o preparam para a entrega, levando-o até uma embarcação ancorada próxima ao evento, sendo conduzido até o canal do lago para a entrega adequada. Em seguida, ocorre a incorporação da Mãe Iemanjá em Mãe Arlete, abençoando e espargindo perfumes sobre os fiéis, que buscam graças e acolhimento.

Leia Também:

"É um momento sagrado, porque estamos aqui vivos com saúde trazendo mais uma vez esse nosso barco. Que ele libere todas as doenças, todas as coisas ruins, que traga a esperança, a fé, saúde, prosperidade e felicidade. Tudo aquilo que o ser humano precisa para ficar melhor nesse plano terrestre", diz a mãe Arlete.

O evento recebe apoio de todas as secretarias da prefeitura, com segurança da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. Além disso, é motorizado, permitindo que qualquer pessoa se junte à procissão de maneira ordeira e respeitosa.

O secretário de turismo e cultura, Ivo Schergl, destaca que "a prefeitura municipal de Guaíba investe em estrutura, equipe e divulgação, reconhecendo a representação do patrimônio histórico-cultural que a 46º festa a Iemanjá tem para o município".

Comentários:

Veja também