Repórter Guaibense

Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025

Notícias/Saúde

Casos de covid-19 e doenças respiratórias disparam em Guaíba; vacinação segue nos postos de saúde

Crescimento acontece também em todo o Rio Grande do Sul

Casos de covid-19 e doenças respiratórias disparam em Guaíba; vacinação segue nos postos de saúde
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Guaíba voltou a registrar aumento de casos de covid-19. A cidade registrou 1,1 mil casos positivos da doença nas últimas três semanas, que representa aumento de 225,1% em comparação ao período anterior. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde, que também aponta crescimento de outras síndromes respiratórias.

"Nas últimas semanas conseguimos identificar o aumento significativo na quantidade de casos de covid-19 e também das outras síndromes respiratórias, muito decorrente às temperaturas frias e úmidas que enfrentamos atualmente", diz o coordenador em Vigilância em Saúde, Fábio da Costa.

Segundo ele, felizmente, ainda há um respaldo bom por conta da não hospitalização devido complicações da doença. Ou seja, os casos positivos de covid-19 estão aumentando mas aqueles que requerem atendimento hospitalar não acompanham esse crescimento.

Leia Também:

"Isso é positivo, mostra que a vacinação está funcionando e sinaliza que devemos continuar trabalhando para que essa imunização avance. A gente precisa que a população coloque em dia seu esquema vacinal para cada vez haver essa segurança", reforça. 

A aumento de casos de covid-19 e de outras doenças também acontece em todo o Rio Grande do Sul.  O aumento de casos de covid-19 ocasionou elevação no número de internados em leitos clínicos, entre suspeitos e confirmados – de 341 em 9 de maio para 737 em 31 de maio, ou seja, mais que duplicando em três semanas. A variação de confirmados e suspeitos em UTI, no mesmo período, de 9 a 31 de maio, passou de 134 para 215 – aumento de 60%.

“Estamos diante de um momento em que várias doenças, não só a covid-19, estão circulando, contaminando e causando superlotação de emergências e urgências, e um número alto de casos envolvendo crianças e de idosos ”, alertou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Além das outras síndromes respiratórias, comuns à época mais fria no Estado, e aos casos de dengue, também se observa um aumento na busca por atendimentos eletivos, represados durante a pandemia.

 


Horário especial para vacina contra covid-19

A Secretaria de Saúde estendeu a vacinação contra covid-19 nesta quinta-feira (9), O atendimentos acorrerão em horário especial, das 17h às 20h, nas unidades de saúde do Centro, Vila Iolanda, Columbia City, Cohab e Moradas da Colina.

 

Vacina contra gripe ampliada

Guaíba ampliou a vacinação contra a gripe para o público em geral, acima dos 6 meses de idade. Os atendimentos acontecem em sete unidades de saúde: do Centro, Columbia City, Cohab, Vila Iolanda, nas estratégias de saúde da família da Nova Guaíba e Primavera e na policlínica. É de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, sendo obrigatório apresentação de documento com CPF e carteira de vacinação.

Comentários:

Veja também