Repórter Guaibense

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024

Notícias/Especial

Claudinha na Câmara, paralisação dos professores, gabinete no Hospital e mais notícias de maio

As principais notícias do Repórter Guaibense estão na Retrospectiva 2021

Claudinha na Câmara, paralisação dos professores, gabinete no Hospital e mais notícias de maio
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Claudinha na Câmara 

A vice-prefeita e secretária de Educação Claudinha Jardim foi ouvida em sessão na Câmara de Vereadores no dia 5 de maio. Ela foi convidada pelos parlamentares para esclarecer sobre a reposição salarial do professores que, segundo o governo, não é paga devido a uma insegurança jurídica. 

Os dois principais motivos desse impedimento, conforme a secretária, foram a lei complementar 173, que limita os gastos dos poderes públicos devido a pandemia de coronavírus, e a orientação do tesouro nacional aos órgãos fiscalizadores de tomarem medidas para aqueles municípios que não cumprirem essa medida.

Leia Também:

 

Paralisação dos professores

Em forma de protesto, professores das escolas municipais de Guaíba realização paralisação geral em 12 de abril sem postar conteúdos pedagógicos na plataforma EducarWeb e sem realizarem aulas síncronas. O motivo seria a não reposição salarial da categoria.

 


A polêmica do "despachódromo"

Líderes das religiões de matrizes africanas estiveram em sessão na Câmara de Vereadores em 11 de abril, criticando propostas dos parlamentar de criação de um "despachódromo" em Guaíba. Para o Coletivo de Povos de Terreiro e Comunidades Tradicionais, o objetivo de criação desse espaço destinado para as oferendas era de desrespeito às práticas religiosas.

 

Maranata transfere gabinete

Em vídeo nas redes sociais, o prefeito Marcelo Maranata anunciou a transferência do seu gabinete no Hospital Nelson Cornetet por 15 dias. De acordo com ele, o motivo era para corrigir os problemas de urgência e emergência dentro da unidade que atende pacientes com sintomas do coronavírus.

 

A gaita do Alemãozinho

Depois de cinco anos, o músico guaibense Osvaldo Bonebergr, de 68 anos, recuperou seu instrumento que carregava em seus quase 50 de carreira. A famosa acordeona do "Alemãozinho da Cordeona" foi roubada em 2016 no tradicional rodeio de Vacaria onde fazia mais uma de suas apresentações. Ele é conhecido no tradicionalismo pelos seus shows em rodeios, bailes e eventos em diversos cantos da região sul do Brasil.

 

Mutirão no Passo Fundo

Comunidade faz mutirão de limpeza no arroio Passo Fundo, na zona sul de Guaíba

Moradores das vilas Primavera e São Jorge fizeram mutirão de limpeza no arroio Passo Fundo. A comunidade é a mais afetada com a poluição da sub-bacia do Lago Guaíba. Há 20 anos, luta por políticas públicas para resolver este problema histórico de descaso ambiental que diariamente afeta a vida de diversas famílias da zona sul de Guaíba. 

 

Homenagem ao Jonas

A Câmara de Vereadores inaugurou em 25 de maio a placa do novo nome do plenário da Casa, no terceiro andar, em homenagem ao empresário e ex-vereador Jonas Xavier

Comentários:

Veja também