A Secretaria Municipal de Saúde está intensificando a campanha nacional de vacinação da gripe em todas unidades de saúde de Guaíba, que registra baixa adesão do público alvo. Até esta quarta-feira (25), a cidade tem 54,9% dos idosos e apenas 39,4% das crianças vacinadas contra a influenza. São números bem abaixo da meta de 90%, do governo do Rio Grande do Sul.
Poderão tomar a imunização crianças de 6 meses a 9 anos; pessoas acima dos 55 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da educação; pessoas com comorbidades ou deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo e portuários; forças de segurança e salvamento e forças armadas.
As crianças precisam receber, além da vacina contra a influenza, o imunizante contra o Sarampo. Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das doses. Dessa forma, as duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia. Desde a primeira etapa, os profissionais de saúde também podem atualizar a carteira de vacinação com vacina tríplice viral.
Os atendimentos em Guaíba acontecem em sete unidades de saúde: do Centro, Columbia City, Cohab, Vila Iolanda, nas estratégias de saúde da família da Nova Guaíba e Primavera e na policlínica. É de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, sendo obrigatório apresentação de documento com CPF e carteira de vacinação.
A prefeitura estendeu a campanha de imunização, excepcionalmente nesta quinta-feira (26), para atendimentos nos postos de saúde da Moradas da Colina e Pedras Brancas e com horário diferenciado nas demais unidades (das 17h às 20h). A campanha ocorre também no próximo sábado (28), das 9h às 13h, nas salas de vacina do Centro, Cohab, Columbia City, Colinas e Pedras Brancas.
Comentários: