Começou nesta quarta-feira (2) a tão sonhada obra do prédio anexo da Escola Estadual Otero Paiva Guimarães, em São Francisco. Com investimento de cerca de R$ 2 milhões do governo do Rio Grande do Sul, a obra deve ser concluída em quatro meses, ampliando o número de vagas para o ensino médio em tempo integral ainda neste ano.
"A metodologia de ampliação de vagas para o ensino médio integral contempla a Escola Otero Paiva Guimarães. Para isso, é essencial que os ambientes estejam estruturados. Dessa forma, a Secretaria Estadual de Educação autorizou a reforma total da escola", afirma o chefe da 12ª Coordenadoria Regional de Educação, Filipe Nunes.
O prédio apresentava condições precárias há sete anos e registrava furtos e depredações. Mesas, cadeiras, portas, botijões de gás, todas as instalações elétricas e forros de PVC já haviam sido furtados. Além disso, devido à redução do espaço, a escola estava sem biblioteca, sala dos professores e laboratório de informática. Todos esses ambientes foram transformados em salas de aula.
Nunes destaca a importância da ampliação de vagas para atender os estudantes da Vila São Francisco e região, abrangendo turmas do ensino fundamental e médio. "Essa é uma grande conquista da secretária Raquel Teixeira e do governador Eduardo Leite. Para nós, superar esses desafios e alcançar essa etapa é essencial, pois reformar completamente a escola exige um investimento milionário. Mas, além disso, aquele bairro precisa da escola, pois os estudantes não precisarão mais se deslocar para outros lugares. Isso traz mais tranquilidade para os pais", ressalta.
A escola também será equipada com uma televisão de 65 polegadas, chromebooks e serviço de internet de alta capacidade. Além disso, contará com a contratação de uma empresa terceirizada especializada em segurança predial, garantindo vigilância 24 horas.
Comentários: