A reportagem conferiu com os candidatos a prefeito de Guaíba as suas propostas para diversas áreas, caso sejam eleitos nas eleições de 6 outubro. As equipes de Cleusa Silveira (PSDB), Guilherme Schneider (PSOL) e Marcelo Maranata (PDT) responderam os questionamentos sobre as propostas para Saúde, Educação, Cultura, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Funcionalismo e Obras de drenagem. Nesta semana vamos conhecer o que eles propõem de políticas públicas para a área da Educação.
Cleusa Silveira (PSDB)
- Garantir acesso universal e equitativo à educação de qualidade para todas as crianças e jovens do município
- Garantir a Inclusão: Assegurar que todos os alunos com necessidades especiais tenham acesso a uma educação de qualidade em um ambiente inclusivo
- Melhorar a infraestrutura escolar e os recursos educacionais
- Fortalecer a formação e valorização dos profissionais da educação
- Promover a participação da comunidade e a integração dos serviços municipais de apoio à educação.
- Incentivar a inovação e o uso de tecnologias na educação
- Estimular, apoias/criar cursos de ensino profissionalizante, de qualificação profissional, preferencialmente para jovens provenientes de comunidades pobres e em situação de desigualdade e vulnerabilidade social.
- Fortalecer a valorização da habilidade profissional e da experiência dos professores, implementando programas de desenvolvimento contínuo e progressão na carreira que reconheçam e recompensem a dedicação e o aprimoramento das competências pedagógicas.
- Promover a valorização das capacidades técnicas e das potencialidades individuais dos professores por meio da implementação de políticas que incentivem a inovação pedagógica e a personalização do ensino
- Reativação das Bandas Escolares nas escolas
- Programa de Monitoramento nas Escolas, com objetivo garantir a segurança, o bem-estar e a eficiência no ambiente escolar, assegurando que as instituições de ensino operem dentro de padrões de qualidade que promovam o desenvolvimento integral dos estudantes.7
- Programa Portas Abertas ao Magistério, de valorizar e fortalecer a categoria dos professores
- Criar e implementar um programa educacional voltado para pais e responsáveis, oferecendo-lhes ferramentas, conhecimentos e suporte para o exercício efetivo da parentalidade
- Expansão de creches e pré-escolas municipais, garantindo que todas as crianças tenham acesso à educação infantil de qualidade
- Qualidade no ensino fundamental: Implementação de programas de formação continuada para professores, com foco em metodologias ativas de ensino e uso de tecnologias educacionais
- Criação de programas de reforço escolar para alunos com dificuldades de aprendizagem, com tutoria personalizada e apoio psicopedagógico
- Garantir alimentação saudável e balanceada para todos os estudantes, com foco em produtos locais e frescos.
- Investimentos contínuos na manutenção e melhoria das instalações escolares, incluindo reformas de prédios, ampliação de salas de aula.
- Criação de espaços de aprendizagem modernos e inclusivos, como salas de leitura e laboratórios de informática
- Implementação de medidas de segurança nas escolas
- Qualificar espaços pedagógicos para atendimento de alunos com deficiência
- Criação de programas de formação continuada para professores e gestores escolares
- Fortalecimento dos Conselhos Escolares
- Estabelecimento de parcerias com organizações locais, empresas e instituições de ensino superior para o desenvolvimento de projetos educacionais e sociais.
- Integração das escolas com outros serviços municipais, como saúde, assistência social e cultura
- Investimento em tecnologias educacionais e garantia de acesso à internet de qualidade e dispositivos tecnológicos para todos os estudantes e professores
Guilherme Schneider (PSOL)
- Fortalecer o Sistema Municipal de Ensino através do Conselho Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Educação, incentivando a formação continuada dos profissionais de educação, com a realização de parceria com IES públicas.
- Realizar Concurso público para ingresso no serviço público dos profissionais docentes e não docentes na educação, diminuindo os contratos e as terceirizações
- Promover a remuneração digna para os profissionais docentes e não docentes na educação, cumprindo o pagamento do piso salarial nacional, previsto no FUNDEB
- Preservar o limite máximo de alunos em sala de aula, permitindo atendimento para todos e a inclusão dos estudantes com necessidades especiais
- Garantir autonomia para a escola construir, participativamente, seu projeto político-pedagógico
- Estimular a educação para a democracia, a diversidade e os direitos humanos
- Estimular e promover a participação da comunidade escolar na gestão democrática (eleição direta para direção e conselhos escolares), criação de grêmios estudantis e o fortalecimento da associação de pais e responsáveis pelos estudantes
- Promover o convívio saudável entre os educadores e o poder executivo, através de sua organização sindical
- Fazer uma campanha propositiva fomentando o diálogo com a sociedade sobre a educação pública, para que a escola seja um espaço emancipatório da comunidade onde está inserida
- Propor o ensino de noções básicas sobre a Lei Maria da Penha nas escolas municipais
- Afirmar o reconhecimento da Escola como o centro de investimento nos territórios periféricos, pois é a única política obrigatória para todas as crianças e adolescentes e o ponto comum da comunidade para todas as famílias
- Fortalecer o Conselho Municipal de Alimentação Escolar e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
- Implementar projeto piloto de Escola de Tempo Integral
- Garantir a aplicação dos 5% do Fundeb para o investimento na rede de atendimento infantil, bem como a ampliação de estruturas públicas já existentes
- Incentivar a criação de um polo tecnológico na cidade, apoiando a UERGS e a Escola Solon Tavares.
Marcelo Maranata (PDT)
- Projeto alfabetização com a promoção na aquisição de competências na pré-escola e 1º ano em leitura e fonética através de recursos pedagógicos modernos e cientificamente validados. O programa visa iniciar o processo de alfabetização de nossas crianças, já na pré-escola.
- Ampliação de Espaços lúdicos e de convivência com uma linguagem pedagógica ajustada às necessidades das crianças
- Ampliação da Modernização das Salas de Aula e espaços Especializadas (Laboratório, Informática, Robótica, Biblioteca)
- Modernização nas áreas de convívio das escolas municipais
- Qualificação da infraestrutura de esportes nas escolas (cobertura de quadras, equipamentos esportivos)
- Qualificação da mobília de sala de aulas, refeitórios e cozinhas
- Ampliar as vagas da educação infantil (0 a 3 anos)
- Ampliar equipamentos de acessibilidade para cadeirantes, como: classes, balanços adaptados, entre outros.
- Capacitação e acompanhamento dos professores.
- Modernização pedagógica e avaliação contínua de desempenho dos alunos.
- Aulas de línguas estrangeiras avançadas no contra turno escolar.
- Fortalecimento do contra-turno escolar em atividades extra curriculares.
- Fortalecimento do apoio pedagógico com foco na melhoria da aprendizagem dos alunos que necessitem obter melhores desempenho escolar.
- Consolidação do projeto de Intervenção em Transtornos de Desenvolvimento e Aprendizagem (RTI) - ensino voltado ao atendimento de alunos com dificuldades de aprendizado para que possam acompanhar o desenvolvimento educacional
- Consolidação do kit uniforme escolar, enquanto estratégia de melhoria no conforto dos alunos de toda rede de ensino municipal, segurança e melhoria na qualidade do ensino
- Consolidação do Kit de Material Escolar oferecido para os alunos nos diversos níveis no início do ano letivo; a distribuição de kits visa estimular a criança ao desenvolvimento do seu desempenho escolar
- Ampliação do Projeto Férias Sem Fome, manter a distribuição de alimentos para alunos das regiões mais carentes, bem como as atividades recreativas nos espaços de convivência da escola
- Ampliar a Inclusão Digital, por meio de qualificação e equipamentos tecnológicos nas escolas municipais com telas interativas, robótica, óculos inteligentes, entre outras tecnologias
- Consolidação da equitação lúdica, método complementar e interdisciplinar voltados para estudantes da educação especial e inclusiva na rede municipal, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência
- Consolidação do Núcleo de avaliação e formação pedagógica, para fins de monitoramento da evolução qualitativa do rendimento escolar
- Fortalecer o núcleo de justiça restaurativa na educação, através da construção do círculo de paz, objetivando o fortalecimento de vínculos e prevenção a violência e mediação de conflitos
- Intensificar a busca ativa escolar, garantindo a presença do aluno em sala de aula
- Fortalecer o núcleo de educação para as relações etnico raciais, a segurança e a autonomia financeira na escola
- Consolidar a refeição completa (janta) no projeto de educação de jovens e adultos
- Projeto de Inclusão Digital: a atual geração se caracteriza pela conectividade e aquisição de competências em um ambiente globalizado. O acesso a internet e seus recursos estarão disponíveis com tecnologias apresentadas em telas interativas, robótica e salas de informática.
- Criação de bibliotecas modernas e bem equipadas em todas as escolas
- Expansão do programa de educação integral, oferecendo atividades extracurriculares no contraturno
- Práticas Integrativas Complementares
- Prevenção à violência - Vídeo monitoramento, trânsito, rede de apoio
- Favorecer programas de incentivo à leitura e projetos de contação de histórias
- Criação de hortas escolares e programas de reciclagem
- Criar programas de ensino de habilidades digitais e programação
- Ampliar vagas nas Escolas Municipais de Educação Infantil - EMEI
- Desenvolvimento de programas que visam o atendimento aos estudantes com deficiência visual e auditiva
- Criação do “Cursinho pré-vestibular Municipal”
- Intérprete de Libras
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