Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (5), o governador Eduardo Leite confirmou que todo Rio Grande do Sul continuará em bandeira preta do Distanciamento Controlado por mais uma semana. A medida é devido o altíssimo aumento de número de casos e internações por complicação do covid-19. O governo ainda anunciou que as restrições devem seguir, pelo menos, até o próximo dia 21.
“Estamos numa situação muito crítica e que piora a cada dia. Mesmo com os esforços de ampliação de leitos, a velocidade de propagação do vírus e a velocidade do aumento das internações hospitalares é enorme, muito maior do que tivemos nos momentos críticos do ano passado. Em cada um dos picos de julho e novembro, chegamos a 2,6 mil pacientes internados em leitos clínicos e de UTI. Agora, temos mais de 7,2 mil pessoas hospitalizadas por Covid-19”, comparou o governador.
A alta taxa de internações é agravada pela velocidade cinco vezes superior na variação diária de hospitalizações: se antes cerca de 60 leitos eram ocupados por dia, agora, são, em média, 350 pacientes a mais diariamente. Como essa variação (diferença entre número de pacientes que entraram e saíram de internações), que começou na metade de fevereiro e segue aumentando, significa que o pico ainda não foi alcançado e que, mesmo depois de alcançá-lo, ainda haverá maior demanda por leitos.
“O esforço que todos estamos realizando deverá surtir efeito, como ocorreu em outros países depois de adotarem medidas semelhantes, mas teremos de esperar algum tempo até haver redução das internações. Não há indícios de que a ocupação de leitos vá cair rapidamente, em dias ou semanas. Ou seja, a situação ainda deve piorar antes melhorar, por isso, precisamos manter as restrições em nível máximo”, disse Leite.
A região de Guaíba apresentou melhora na avaliação de um indicador que abrange dados específicos da região, embora mantenha dois destes na avaliação de risco máxima. Com a manutenção da avaliação de risco máxima nos indicadores de Propagação da Covid-19 e de Capacidade de Atendimento da Macrorregião Metropolitana e do Estado, houve leve redução na média da média ponderada que se manteve dentro dos parâmetros que determinam a bandeira final na cor preta.
Comentários: