A escritora guaibense Vera Salbego recebeu a comenda Anita Garibaldi, da Associação Internacional de Escritores e Artistas e tomou posse na Academia de Belas Artes do Rio Grande do Sul no sábado (6) em Caxias do Sul. Ela ocupará a cadeira de número 74 que homenageia o patrono e escritor Moacyr Scliar.
A Academia é comporta por escritores e artistas gaúchos que tem como finalidade divulgar obras para manter viva na memória cultura brasileira suas produções.
Vera é natural de Uruguaiana e tem formação em Letras, pós-graduação em Psicopedagogia e mestrado em Literatura Latina. Participante de várias coletâneas nacionais, é autora de 12 livros, como Vitrine do Coração, Sinfonia do Amor. Caminhos e Fragmento de Palavras. O seu primeiro foi Antologia das Cidades Brasileira, de 1984.
Ela ainda é professora de literatura em Guaíba, e autora do hino da escola municipal Santa Rita de Cássia.
Para ela, "fazer literatura é viajar pra outros mundo, onde a literatura leva para diversos caminhos. Caminhos da criatividade e da emoção". Ainda destaca que a importância de ocupar a cadeira da Academia é de representar todas mulheres que dedicam sua vida para literatura, pois há pouco temo essas vagas eram consideradas exclusivas para os homens.
"Hoje está mudando, e ocupar estes espaços empodera a nós mulheres", diz.
Ela pertence a Academia Porto alegrense de Letras, a Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande, no interior do Rio de Janeiro, e da Academia e Sala de Poetas e Escritores Virtuais.
Comentários: