O grupo Amor nas Veias, de Guaíba, retomou as doações de sangue após a enchente que atingiu grande parte do Rio Grande do Sul no mês de maio. 22 doadores e doadores de sangue estivem no banco de sangue do Hospital de Pronto Socorro, em Porto Alegre, na última sexta-feira (14).
A ação aconteceu em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em todo o mundo para agradecer e incentivar o aumento das doações regulares.
O coordenador Beto Silva destaca que a data também marca a retomada das atividades do grupo Amor nas Veias, que estava sem doar há cerca de 45 dias. A última doação ocorreu dia 28 de abril. "Devido à catástrofe climática que aconteceu em nossa região não pudéssemos ir a Porto Alegre fazer as nossas doações, pois o trânsito estava todo interrompido. Então agora a gente segue com nossa agenda normal para ajudar quem mais precisa", disse.
A maior necessidade no momento, tanto no HPS como no Hemocentro do Estado, é para bolsas de sangue dos tipos B+ e A-. Durante o mês de maio, em meio às enchentes, a população correspondeu bem aos pedidos de doações. “Os movimentos sociais de ajuda humanitária foram muito importantes para que nossos estoques registrassem bons números, mas agora voltamos a patinar. Precisamos muito que o espírito de solidariedade das pessoas permaneça”, solicita a enfermeira coordenadora do banco de sangue do HPS, Nádia Calixto.
O período regular de atendimento no local é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Se possível realizar agendamento prévio pelo telefone 51 3289-7658 (WhatsApp) para dar maior fluidez às doações.
Comentários: