O grande público prestigiou as duas sessões do espetáculo "Lago dos Cisnes" da dança sobre rodas no último domingo (10), no ginásio do Sesi, em Guaíba. Mais de 100 patinadores e patinadoras do Grupo Expressão de Patinação apresentaram o espetáculo inspirado num balé dramático em quatro atos de 1876, do compositor russo Piotr Tchaikovski.
O trabalho é o resultado de sete meses do projeto Expressão para Todos, da Lei de Incentivo à Cultura, de 30 crianças e adolescentes da rede pública de ensino e da Casa de Acolhimento que receberam aulas gratuitas de patinação do Grupo Expressão.
"Estou muito feliz em realizar o sonho dessas crianças, que também é o meu sonho de vê-las dentro do grupo Expressão trazendo suas famílias que lotaram a arquibancada assistindo um espetáculo de ballet clássico em cima dos patins. É algo que muitos não assistiram, nunca tiveram a oportunidade, e graças também ao apoio da produtora Um Cultural e da CMPC essa noite está sendo possível", disse a diretora Bruna Cunha.
Para ela, as crianças atendidas na Casa de Acolhimento encontraram uma nova realidade. "Elas chegaram ao projeto um pouco revoltadas, tristes e magoadas com a vida, e nesses últimos meses vimos uma mudança de comportamento. Tivemos casos de reintegração familiar, que a patinação ajudou nessa reaproximação também pra um novo ambiente saudável, de cultura e, principalmente, de amor", concluiu.
O roteiro do "Lago dos Cisnes" conta a história da princesa Odette que sofreu um feitiço de Von Rothbart para que ficasse prisioneira no corpo de um cisne branco para sempre. De dia, a princesa vivia no lago feito com as lágrimas de sua mãe e, em algumas horas da noite, ela se libertava e podia viver como humana.
Comentários: