Repórter Guaibense

Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025

Notícias/Esporte

Guahyba completa 33 anos e busca ampliar aulas de canoagem em 2024

Atualmente a entidade desenvolve o projeto Desvendar, em parceria com Instituto Incentivar

Guahyba completa 33 anos e busca ampliar aulas de canoagem em 2024
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Guahyba Associação de Canoagem completou 33 anos de atividades em Guaíba, no último dia 5. A entidade, que já revelou inúmeros atletas e projetou Guaíba no Brasil e Exterior, nasceu de grupo de amigos que buscavam um espaço para guardar o material de canoagem.

Os fundadores foram os irmãos Caio e Nilvion Schimit, Carlos Dorneles, Stenio Blaskoski, Leonardo Furtado e Paulo Gomes. Segundo o professor Caio, no início dos anos 90 o grupo procurou o então prefeito Solon Tavares que ofereceu uma sala ociosa onde até hoje funciona no Parque da Juventude.  

Atualmente a entidade desenvolve o projeto Desvendar, em parceria com Instituto Incentivar e patrocínio da CMPC através do Ministério do Esporte. Dentre as inúmeras atividades do projeto, que atende estudantes de 10 a 18 anos no núcleo Alvorada e na sede da Associação, a principal é recolher materiais recicláveis da orla do lago Guaíba, principalmente garrafas PET, aplicando os aprendizados das palestras de sustentabilidade e disciplina ambiental para que, no final, os alunos produzam o próprio caiaque, ou prancha, com o qual vão aprender as técnicas da canoagem. 

Leia Também:

O atual presidente Ederson Luís da Silveira Pasqualetto frisa que está em tratativas com a Prefeitura Municipal de Guaíba para a ampliação de aulas de canoagem para crianças e adolescente no turno inverso da escola, garantindo aulas de segunda à sábado para os estudantes. Segundo ele, a parceria está suspensa desde 2022 devido a lei que abre a oportunidade de chamamento público às demais entidades sociais e esportivas.

"A Guayba sempre teve o objetivo de formar atletas através do projeto social, que encontramos alunos que se destacam e acabam se tornando um futuro Edinho", destaca o presidente.

Hans Mallmann, ex-atleta da seleção brasileira de Canoagem, é o gerente do Desvendar Canoagem. Ele enfatiza a importância do esporte na vida das crianças e dos adolescentes. “Criança no esporte significa ganhar conhecimento, disciplina, conhecer novas pessoas e, principalmente, ganhar saúde. Por meio do esporte conheci pessoas, viajei o mundo e ganhei conhecimento, que posso transmitir aos alunos do Desvendar Canoagem para que eles possam desfrutar ao máximo dessa passagem pelo projeto e, quem sabe, virar um atleta”, afirma Mallmann.

 

Edinho anuncia aposentadoria

Edson Silva, o Edinho, o primeiro atleta olímpico da cidade, pretende encerrar sua carreira neste ano. Aos 41 anos, antes irá participar da seletiva nos Estados Unidos para as Olimpíadas deste ano que ocorrem em agosto, em Paris.  O atleta que iniciou no projeto social da entidade já conquistou diversos títulos na canoagem e já representou Guaíba nas Olimpíadas do Rio, em 2016, como integrante da Seleção Brasileira de Canoagem. Passando férias em Guaíba e treinado na Guahyba, revela que a falta de apoio na cidade obrigou-o mudar-se para Joinville (SC). 

“Hoje represento Joinville na Seleção Brasileira, mas não esqueço as raízes aqui em Guaíba onde estou hoje treinando”, disse. “Foi uma pena que o primeiro atleta olímpico teve que sair daqui”, complementou  mostrando certa tristeza com a cidade que um dia o projetou  e não pode permanecer por falta de apoio. A partir de 2025 ele pretende se de dedicar a área administrativa na área do esporte da canoagem.

 

Trapiche 

O trapiche da Guahyba Associação de Canoagem foi totalmente demolido durante a enchente que atingiu Guaíba, em setembro de 2023. A associaão arrecadou R$ 30 mil de emendas impositivas de vereadores para a construção do novo trapiche.

Comentários:

Veja também