Guaíba iniciou, nesta quinta-feira (7), a aplicação da quarta dose da vacinação contra covid-19 para idosos acima dos 80 anos na Estratégia de Saúde da Família do bairro Pedras Brancas. A campanha de vacinação segue no sábado (9) nas unidades de saúde da Vila Iolanda, Columbia City e Cohab, das 8h às 12h.
A nova aplicação é recomendada quatro meses após a dose de reforço. Se o idoso está com alguma outra dose em atraso, ele deve primeiro completar o esquema (primário ou reforço), dentro dos prazos referentes à vacina recebida.
No Rio Grande do Sul, a população total nesta faixa etária acima dos 80 anos é estimada em 326 mil pessoas. Dessas, 74% (cerca de 243 mil indivíduos) já fizeram a dose de reforço. Contudo, ainda há um expressivo número de pessoas com doses em atraso. Aproximadamente 26 mil não realizaram nem a primeira dose, outras 8,3 mil fizeram a primeira, porém estão com a segunda atrasada, além de outras 63 mil que estão com o reforço em atraso.
Entre as que já fizeram a dose de reforço, 180 mil pessoas já estariam no prazo para fazer essa quarta dose e outras 28 mil chegam no prazo de quatro meses até o final da primeira semana de abril.
Os atendimentos no sábado são também para vacinação contra gripe para pessoas acima dos 60 anos e profissionais de saúde, para primeira e segunda dose contra covid-19 de crianças acima dos 5 anos e da terceira para 18 anos ou mais. É obrigatório apresentação de documento de identidade, CPF e carteira de vacinação.
Guaíba registra até agora 88% das pessoas acima dos 12 anos vacinadas pelos menos com a primeira dose, 83,3% tomaram a segunda e 57,4% a dose de reforço. Ao todo, são 196 mil doses aplicadas desde o início da campanha de imunização contra a doença.
Comentários: