Os postos de saúde de Guaíba começam na segunda-feira (5) a vacinação contra poliomielite, sarampo e outras doenças. O foca da Campanha Nacional de Vacinação é na atualização das cadernetas de crianças e adolescentes. O Ministério da Saúde tem objetivo de imunizar mais de 11,2 milhões de pessoas e conscientizar a população sobre a importância da vacina para a proteção contra diversas doenças. Vai até 30 de outubro.
Em Guaíba, as imunizações podem ser realizadas nas unidades básicas do Centro, Cohab, Vila Iolanda, Columbia City e nas ESF da Primavera, Nova Guaíba, Colina, Pedras Brancas, São Jorge e Ipê. O Dia D de Vacinação está programado no dia 17 de outubro em todo o país e, em Guaíba, a prefeitura pretende realizar também no dia 24 (veja os locais abaixo).
É preciso apresentar a criança e o adolescente na unidade de saúde com a carteira de vacina e cartão do SUS, e os adolescentes também com CPF para fazer a avaliação vacinal e, se necessário, atualização do esquema. A pólio que é campanha para crianças de 1 a menos de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), e a atualização de caderneta é para menores de 15 anos, de acordo com o Calendário Vacinal do Ministério da Saúde.
A meta do governo federal é alcançar, pelo menos, 95% do público-alvo. O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, destaca que, com essa mobilização, o Brasil reafirma seu compromisso internacional em manter o Brasil livre da poliomielite. Desde 1990, o país não detecta casos da doença e, em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No cenário internacional, hoje existem dois países endêmicos para a doença: Paquistão e Afeganistão.
Unidades abertas em 17/10 - Horário 08h – 17 horas
Centro
Cohab
Vila Iolanda
Columbia City
Sala do SPA
ESF Primavera
ESF Nova Guaíba
Unidades abertas em 24/10 - Horário 08h – 17 horas
ESF Colina
ESF Pedras Brancas
ESF São Jorge
ESF Ipê (pela logística as vacinas chegarão pelas 08:30)
Comentários: