No mapa preliminar divulgado nesta sexta-feira (29), Guaíba está em bandeira laranja do Distanciamento Controlado. A região, que abrange cidades das regiões Costa Doce e Carbonífera, está sendo considerado de risco médio para covid-19. Em todo Estado, a 39ª rodada indica 11 regiões em vermelho e 10 em laranja. E, mais uma vez, não há bandeiras amarelas ou pretas (risco altíssimo). Prefeitura e associações de municípios ainda podem recorrer da decisão, até domingo (31).
Segundo o Comitê de Dados, dos seus quatro indicadores regionais, Guaíba alcançou classificação de risco máximo (bandeira preta) em um deles: do indicador de velocidade do avanço (variação das hospitalizações confirmadas). Houve aumento nos registros de internações nos últimos sete dias, que passaram de 21 para 28 registros nesta semana, variação de 33%. Com o registro de 12 óbitos nos últimos sete dias, houve aumento de 33% em relação aos registrados na semana anterior (9 óbitos).
No caso do indicador de Ativos sobre Recuperados, a região registrou 663 ativos e 2425 recuperados. Com isso, a razão entre as duas variáveis ficou em 0.27, melhora em comparação a mensuração anterior, que estava em 0.31. Destaca-se que a quantidade de novas hospitalizações em proporção da população é bastante elevada.
O governador Eduardo Leite vem chamando atenção para o fato de que a vacinação, além de atingir uma parcela ainda pequena da população gaúcha – 145 mil doses das 551,2 mil recebidas foram aplicadas até agora –, o efeito da imunização deverá levar tempo para ocorrer.
“A trajetória de redução de casos e internações no Estado só vai ser alcançada com a colaboração de todos, ajudando no distanciamento social, uso de máscara, higienização constante e evitando aglomerações. A vacinação será fundamental, mas levará tempo até que atinja um percentual da população capaz de gerar imunização. Portanto, o vírus seguirá circulando, e os cuidados precisam permanecer, para garantirmos com o comportamento da população o melhor antídoto”, afirmou Leite em transmissão ao vivo para atualização do combate à pandemia no Estado nesta quinta-feira (28).
Comentários: