Guaíba recebe o projeto "Nossa Arte Circula RS" neste domingo (10), com diversas atrações culturais na Praça Gastão Leão. O projeto do Sesc contará com apresentações de artes cênicas, música e literatura. Entre as convidadas estão as escritoras Karin Santigo e Fátima Farias, que abordarão o tema "Poesia negra, nosso corpo, nossa voz, dos quintais às rodas de slam".
O evento começa às 14h com as peças "Todo Lugar é Circo", da Cia Circo Nós, de Novo Hamburgo, e "Brub Boom: Uma Experiência Teatral para Infâncias", do coletivo Elipso Cultural, de Santa Maria. No mesmo horário, o artista Renato Britto, de Passo Fundo, ministrará uma oficina de quadrinhos. Às 16h, haverá a apresentação "Causos e Canções", do grupo Danadões, de Tramandaí, e, às 17h, show com a artista trans Jessie Jazz, de Porto Alegre.
Criado no ano passado como forma de apoiar na retomada da classe artística gaúcha após o episódio das enchentes, contratando profissionais da área para apresentações em dezenas de cidades do Estado, o projeto Nossa Arte Circula RS divulga as propostas selecionadas para sua edição 2025. Ao todo, 60 foram selecionadas, entre trabalhos de música, literatura e artes cênicas. O edital recebeu 697 inscrições, e a relação dos selecionados pela curadoria pode ser conferida a seguir. 30 municípios foram escolhidos para receber as atrações nas caravanas que ocorrerão entre abril e dezembro deste ano.
“O Nossa Arte Circula RS oportuniza a geração de renda para dezenas de artistas, proporcionando que seus trabalhos sejam conhecidos pela comunidade gaúcha. Com apresentações gratuitas, de livre acesso ao público, esse projeto garante o acesso democrático à cultura a diversas comunidades, levando arte a diferentes espaços culturais destes municípios”, comenta a gerente de Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello, que também salienta os impactos econômicos da iniciativa. “Ela estimula a economia local de diversas cidades, através da utilização de serviços como hospedagem, alimentação e transporte”.
Receberão caravanas do Nossa Arte Circula RS em 2025 os municípios de Carazinho, Erechim, Frederico Westphalen, Cruz Alta, Ijuí, Santo Ângelo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Lajeado, São Sepé, Santa Maria, São Sebastião do Caí, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Guaíba, Montenegro, Osório, Porto Alegre, Vacaria, Bento Gonçalves, Farroupilha, Uruguaiana, Alegrete, Manuel Viana, Santana do Livramento, Bagé, Santa Vitória do Palmar, Três de Maio, Santa Rosa e São Luiz Gonzaga. Cada caravana será formada por três municípios e composta, entre os projetos selecionados, por duas atrações de artes cênicas, duas atrações de música e duas atrações de literatura. Assim, cada grupo ou artista selecionado realizará três apresentações, ao todo.
Comentários: