O Hospital Nelson Cornetet e o grupo Amor nas Veias, de Guaíba, receberam homenagem nesta segunda-feira (25) no Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), em Porto Alegre. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) entregou certificados de reconhecimento aos parceiros que contribuíram para ampliar o acesso à doação voluntária no Rio Grande do Sul. A cerimônia marcou comemorações do Dia Nacional do Doador de Sangue.
“É uma homenagem que prestamos a quem contribui com esse gesto de amor, que é a doação de sangue”, destacou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, ao reforçar que a rede de doação de sangue depende da solidariedade dos doadores e da dedicação dos servidores dos hemocentros.
A diretora do Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados, Kátia Brodt, salientou o esforço da gestão estadual para ampliar a rede de apoio aos hemocentros no RS, diminuindo distâncias e facilitando a doação.
Atualmente o grupo Amor nas Veias conta com cerca de 320 doadores que todos os meses se deslocam aos bancos de sangue da Capital, como no Hemocentro do Rio Grande do Sul e no complexo do hospital Santa Casa. Eles saem da frente dos Hospital Nelson Cornetet e seguem para os hemocentros que mais precisam de qualquer tipo sanguíneo. Em outubro, 90 mulheres de Guaíba e região participaram da sexta edição do projeto Sangue de Mulher, que tem objetivo de levar mulheres a fazerem doações de sangue nos hemocentros de Porto Alegre em alusão ao Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.
Comentários: