Repórter Guaibense

Terça-feira, 30 de Setembro de 2025

Notícias/Saúde

Hospital Nelson Cornetet inaugura novo pronto atendimento e dobra capacidade para 10 mil atendimentos mensais

O investimento total da nova instalação foi de R$ 370 mil, oriundo de emendas dos vereadores da cidade

Hospital Nelson Cornetet inaugura novo pronto atendimento e dobra capacidade para 10 mil atendimentos mensais
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Hospital Nelson Cornetet, em Guaíba, inaugurou oficialmente nesta quarta-feira (13) as novas instalações do pronto-atendimento Solon Tavares. O hospital se torna a maior emergência do Rio Grande do Sul, com a ampliação de 5 mil para 10 mil atendimentos mensais, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. 

O pronto atendimento conta agora com duas alas bem definidas: ala vermelha, para atendimentos de urgência e emergência, e ala verde, para pacientes com classificação de menor risco. Além disso, houve incremento de mais médicos clínicos gerais e pediatras, enfermeiros e técnicos em enfermagem, garantindo melhor atendimento à população de Guaíba e de mais 59 cidades gaúchas.

O investimento total da nova instalação foi de R$ 370 mil, oriundo de emendas dos vereadores da cidade. "Muitas pessoas precisam de atendimentos aqui e, a partir de hoje, conseguem ter salas com melhores condições e uma equipe ampliada, pois, para fazer 10 mil atendimentos no mês, a gente precisou investir, sim, recurso público municipal para fazer essa engrenagem fluir", expressou a prefeita em exercício Claudinha Jardim.

Leia Também:

O diretor-presidente do grupo hospitalar Vila Nova, doutor Dirceu Dalmolin, anunciou que, até o final do ano, pretende inaugurar uma nova UTI com mais dez leitos e o melhor serviço de hemodiálise em área física do estado, além de, futuramente, chegar a atender 88 leitos clínicos com a construção de um novo andar destinado à internação de pacientes.

"Há quatro anos, numa sexta-feira de Carnaval, chovendo, o prefeito nos apresentou um desafio. Encontramos o hospital saqueado; na emergência, havia mais de 40 pacientes com covid, UTI com três leitos e apenas sete pacientes internados. A entidade que nos antecedeu roubou tudo, desde papel higiênico até computadores. Hoje estamos num hospital exemplo de qualidade, sendo referência no nosso estado em traumatologia e ortopedia", destacou.

A secretária de Saúde, Simony Py, destacou que, nos últimos três anos, o número de atendimentos dobrou, o que levou à alteração do contrato com a administração do grupo hospitalar Vila Nova para atender à alta demanda. Isso só foi possível com a mudança da policlínica para o prédio do Centro de Especialidades Médicas – Maneca Stringhini, que atende a população com médicos especialistas e abriga o Centro Integrado Amanhecer, para crianças em situação de abuso sexual, e o Samu.

Comentários:

Veja também