Estão abertas as inscrições para o Mapa Cultural de Guaíba. O objetivo do levantamento é buscar a melhor implementação da Lei Aldir Blanc, auxilio emergencial do setor cultural, e ter a oportunidade de visualizar de forma mais precisa o ambiente cultural da cidade, além de elaborar políticas públicas satisfatórias e efetivas na área. Os formulários, para trabalhadores e espaços culturais, podem ser acessados diretamente no site da Prefeitura .
O Mapa passou por aprovação do Conselho Municipal de Políticas Culturais (COMPC) e tem como essência a necessidade de saber quem são, quantos são, onde estão, o que fazem e como produzem os trabalhadores e espaços culturais de nossa cidade.
O vice-presidente do órgão, Isaque Santos, destaca que com uma semana de cadastramento aberto, alguns dados já começam a gerar informações que, embora ainda muito preliminares, já demonstram um pouco da potencialidade de aprofundamento que esse estudo pode proporcionar.
Leia também: Uma lei para chamar de nossa
De acordo com dados colhidos na primeira semana, 70% dos inscritos são do sexo masculino, 40% possuem ensino superior, o mesmo percentual de trabalhadores da Cultura naturais de Guaíba, 70% vive há mais de 20 anos no município, 90% não tem vínculo empregatício, sendo que do total de cadastros feitos até aqui 60% possui CNPJ e 20% trabalham no setor cultural há mais de 20 anos.
- O cadastro é a forma mais efetiva para se obter as informações necessárias que nos permitirão entender quem faz Cultura na cidade, para a partir desses dados, elaborar políticas públicas fundamentadas e focadas na diversidade cultural do contexto local. A Secretaria Municipal de Turismo, Desporto e Cultura e o Conselho Municipal de Cultural incentivam a participação de todos os trabalhadores e espaços culturais, afetados ou não pela pandemia, para que preencham o cadastro. Só assim será possível obter informações mais precisas e, com isso, pensar ações efetivas de fomento à Cultura - frisa Santos
Na página da prefeitura está disponível o mapeamento estadual, em andamento, que procura cadastrar os trabalhadores que precisam de auxílio da Aldir Blanc. Ainda tem informações mais precisas no que diz respeito à cultura no Rio Grande do Sul.
Comentários: