O Guaíba Foto Clube, grupo de fotógrafos amadores da cidade, encerra o ano com uma retrospectivas de fotografias tiradas durante a pandemia de coronavírus. Dos quatro concursos internos, dois foram referentes a 2020: sobre os temas "máscaras" e quarentena, que fez diversas pessoas ficarem trancadas em suas residências por precaução a doença que se espalhou pelo mundo. Ou seja, a pandemia foi transformada em arte.
Associados registraram o que viram durante as paredes de suas salas, seus quartos, banheiros e até mesmo de seus quintais e capturam. Estas imagens estão sendo expostas nas redes sociais, no instagram e facebook do clube. Para presidente Mara Menezes, ano foi cheio de atividades, até que muito mais que alguns anos que o teve.
- Completamos 18 anos, a maioridade, sem poder comemorar. Mas estávamos todos juntos por que nossa união já ultrapassou os laços que fizemos por causa da fotografia, já somos uma família que se faz presente a cada reunião, a cada postagem e a cada atividade que o clube propõe - diz ela.
Em agosto, mês alusivo à sétima arte, ainda divulgaram imagens através das redes sociais do Museu Carlos Nobre, onde todos anos, desde 2003, é palco da exposição de seus acervos. Neste ano ainda mostraram imagens sobre patrimônios históricos e culturais da cidade, como a Casa de Gomes Jardim, Matadouro São Geraldo, o Cipreste e o Mercado Público.
Diferente dos outros anos, os concursos internos do clubes foram julgados pelos próprios colegas, às cegas. Sem saberem quem capturou as imagens. O parecer descritivo ficou por conta de Alceo Sarafini, primeiro presidente do clube e que antigamente tinha laboratório fotográfico em sua casa, que ensinava e dava dicas a todos de como melhorem as suas fotografias.
Em 2021, eles pretendem retornar as suas atividades normais. Quando passar a pandemia, voltam a se reunir mensalmente na biblioteca da escola Gomes Jardim, no Centro, e, assim que possível, fazerem o que mais gostam: viajar por diversos cantos do Rio Grande do Sul afim de capturar grandes imagens através de lindos lugares.
Comentários: