Os palhaços Dom, Salsicha, Piriquita e a querida palhaça Assuntina animaram os pacientes das unidades de saúde e dos centros psicossociais de Guaíba nos últimos meses. De fevereiro a maio, eles visitaram os postos da Cohab, da Columbia City, da Vila Iolanda e os CAP's levando alegria aos pacientes e funcionários. Ao todo, mais de 1,2 mil pessoas foram impactadas com muito riso e muitas gargalhadas.
As ações fizeram parte do projeto "Palhaçaria Hospitalar nas Unidades de Saúde de Guaíba", idealizado pela artista Jaque Iepsen, que interpreta a palhaça Assuntina. Para ela, a palhaçaria é uma modalidade artística que possui técnicas de atuação, conceitos e uma forma muito peculiar de enxergar a vida. “A palhaçaria hospitalar tem um jeito de atuar ainda mais específico, diferente em alguns aspectos da atuação no circo ou no teatro”, afirma.
Além das visitas às unidades de saúde, o projeto também incluiu a formação de artistas locais que atuaram na iniciativa, com foco no aprimoramento da linguagem da palhaçaria em ambientes de promoção da saúde e prevenção de doenças. A preparação considerou situações rotineiras de cada local e a interação com o público, tanto nas UBS quanto nos CAPS. Aconteceram antecipadamente encontros de treinamento da equipe artística, participação em reunião com as coordenadoras da Secretaria Municipal de Saúde, visitas à paisana em cada unidade para estudar a rotina e visitas artísticas dos palhaços.
"Diversos estudos já comprovaram que alegria, afeto e riso podem contribuir significativamente para o bem-estar geral dos pacientes — e é justamente isso que os palhaços oferecem e estimulam", complementa a artista. Ela cita a palhaça e escritora Tereza Gontijo, que compartilha suas experiências no livro "Do Riso ao Choro". Para Gontijo, "o trabalho de palhaços profissionais em hospitais se sustenta no simples e inegável direito de todo ser humano de nutrir-se de beleza, graça, poesia e humor, que são considerados elementos essenciais à vida".
A artista circense Taís Lemos interpretou a palhaça Piriquita, o ator Araxane Jardim deu vida ao palhaço Dom, e o músico Henrique Dallmeyer foi o Salsicha. Andrew Tavares atuou como fotógrafo e videomaker. O projeto foi realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, que visa fomentar a cultura em todo o Brasil por meio de repasses da União para estados, Distrito Federal e municípios, com o objetivo de fortalecer o financiamento cultural e garantir apoio a trabalhadores e espaços culturais.
Comentários: