Repórter Guaibense

Sabado, 02 de Maio de 2026

Notícias/Saúde

Prefeitura de Guaíba inaugura Centro de Especialidade Médicas em prédio abandonado desde 2015

O espaço foi construído para concentrar o atendimento de diversas especialidades médicas à população

Prefeitura de Guaíba inaugura Centro de Especialidade Médicas em prédio abandonado desde 2015
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com investimento de R$ 5,4 milhões, a Prefeitura de Guaíba inaugurou esta quinta-feira (18) o Centro de Especialidades Médicas (CEMED), que leva o nome do ex-prefeito Maneca Stringhini. O espaço foi construído para concentrar o atendimento de diversas especialidades médicas à população, liberando áreas do Hospital Nelson Cornetet, no bairro Parque 35.

A estrutura, que inicialmente estava prevista para abrigar uma UPA 24 horas, permaneceu abandonada desde 2015 e agora passa a integrar a rede municipal de saúde. Desde então, a estrutura permaneceu deteriorada, sem destinação definida, representando um passivo histórico para o município e para a saúde pública.

A mudança desse cenário teve início em 2021, com a posse do prefeito Marcelo Maranata e da vice-prefeita Claudinha Jardim. A partir de então, a nova gestão passou a dialogar junto ao Ministério da Saúde, buscando alternativas jurídicas e administrativas para viabilizar a devolução do prédio à titularidade municipal. Após um rigoroso processo administrativo e financeiro, o imóvel foi oficialmente reincorporado ao patrimônio do município.

Leia Também:

Com a regularização concluída, a Administração Municipal, por meio das equipes técnicas das áreas da Saúde e da Engenharia, promoveu a readequação do projeto original, modernizou as instalações e redefiniu a finalidade do espaço. O resultado é a implantação do Centro de Especialidades Médicas de Guaíba, concebido como uma estrutura multiprofissional voltada ao fortalecimento da atenção especializada. O CEMED amplia a capacidade assistencial do município ao concentrar, em um único complexo, serviços essenciais da rede de saúde, como transporte sanitário de pacientes, rede de frio municipal, ambulatório de tisiologia, fisioterapia, odontologia, policlínica, nova base municipal do SAMU e um Centro Integrado de acolhimento e acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual.

 

O prédio ficou abandonado por 8 anos, de 2015 a 2023

Começam as obras do Centro de Especialidades Médicas no antigo prédio da UPA, abandonado há 8 anos

 

]"A inauguração do CEMED consolida um novo capítulo para a saúde pública de Guaíba, evidenciando a retomada de um equipamento público abandonado e reafirmando o compromisso da atual gestão com a eficiência administrativa, a responsabilidade na aplicação dos recursos públicos e a garantia do direito à saúde para a população", disse o prefeito Marcelo Maranata.

Comentários:

Veja também