A Prefeitura Municipal de Guaíba realizou formação de 34 agentes comunitários de saúde e enfermeiros nesta quarta-feira (6), no auditório Roberto Fraga Machado. O objetivo foi fornecer uma compreensão ampla do cenário da dengue no Brasil e fortalecer as medidas preventivas em Guaíba, integradas à estratégia de saúde da família.
A Prefeitura está intensificando suas iniciativas de combate ao mosquito da dengue, reconhecendo-o como uma responsabilidade coletiva. A Secretária de Saúde, Eliane Ribeiro, destacou a importância dos agentes comunitários de saúde, que possuem laços estreitos com a comunidade e um conhecimento profundo das famílias. Ela enfatizou a necessidade de aproveitar essa proximidade para intensificar os cuidados e medidas de prevenção, incluindo a orientação e o acompanhamento de casos da doença.
A cidade chegou a 10 casos confirmados de dengue no último sábado (2), de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde. Nove são considerados autóctones (que foram contraídos dentro do município) e um importado (contraído em outra localidade).
A cidade tem a presença de focos do mosquito Aedes aegypti em todos os bairros, segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Elisa Teixeira.
Medidas de prevenção à proliferação e circulação do mosquito aedes aegypti, causador da dengue, como a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos e a eliminação dos objetos com água parada, impedem o mosquito se reproduzir, cortando o ciclo de vida na fase aquática. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra o aedes aegypti.
Comentários: