A Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio, que terminaria nesta sexta-feira (30), foi prorrogada para 21 de novembro. O motivo é a baixo número de crianças que foram imunizadas. Em Guaíba, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, somente 2.013 foram vacinadas, sendo 40.30% da faixa etária abrangida pela Campanha.
Os atendimentos podem ser feitos nas unidades básicas de saúde da Vila Iolanda, Cohab, Columbia City e Centro, além da sala de pronto atendimento (Regional) e nas sedes de saúde da família da Nova Guaíba e Primavera. O horário de funcionamento é da 8h ás 12h e das 13h ás 17h.
No Rio Grande do Sul, até o início da tarde desta quinta-feira (29), havia registrado a aplicação de 286.403 doses da vacina contra a Poliomielite em crianças de até 5 anos, o que corresponde a 54,1%. A marca está ainda longe da meta de imunizar 95% dessas crianças. Apenas 98 cidades gaúchas (20% do total) atingiram a meta.
No dia 21 de novembro também será realizado um segundo Dia D de mobilização, um sábado em que os postos de saúde e as casas de vacina ficarão excepcionalmente abertos para estimular e facilitar às famílias o acesso à imunização contra a pólio das crianças menores de cinco anos.
Desde 1990, o Brasil não detecta casos da doença e, em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No cenário internacional, hoje existem dois países endêmicos para a doença: Paquistão e Afeganistão.
Comentários: