Repórter Guaibense

Sabado, 04 de Outubro de 2025

Notícias/Saúde

Prorrogada, campanha de vacinação contra pólio tem baixa adesão em Guaíba

Novo "Dia D" acontece em 21 de novembro

Prorrogada, campanha de vacinação contra pólio tem baixa adesão em Guaíba
Camila Domingues/ Palácio Piratini
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio, que terminaria nesta sexta-feira (30), foi prorrogada para 21 de novembro. O motivo é a baixo número de crianças que foram imunizadas. Em Guaíba, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, somente 2.013 foram vacinadas, sendo 40.30% da faixa etária abrangida pela Campanha.

Os atendimentos podem ser feitos nas unidades básicas de saúde da Vila Iolanda, Cohab, Columbia City e Centro, além da sala de pronto atendimento (Regional) e nas sedes de saúde da família da Nova Guaíba e Primavera. O horário de funcionamento é da 8h ás 12h e das 13h ás 17h.

No Rio Grande do Sul, até o início da tarde desta quinta-feira (29), havia registrado a aplicação de 286.403 doses da vacina contra a Poliomielite em crianças de até 5 anos, o que corresponde a 54,1%. A marca está ainda longe da meta de imunizar 95% dessas crianças. Apenas 98 cidades gaúchas (20% do total) atingiram a meta.

Leia Também:

No dia 21 de novembro também será realizado um segundo Dia D de mobilização, um sábado em que os postos de saúde e as casas de vacina ficarão excepcionalmente abertos para estimular e facilitar às famílias o acesso à imunização contra a pólio das crianças menores de cinco anos. 

Desde 1990, o Brasil não detecta casos da doença e, em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No cenário internacional, hoje existem dois países endêmicos para a doença: Paquistão e Afeganistão.

Comentários:

Veja também