Centenas de estudantes da Escola Municipal Arlindo Stringhini participaram da Semana Literária, realizada entre segunda e sexta-feira, no bairro Columbia City. O projeto tem como principal objetivo incentivar o hábito da leitura entre os alunos, especialmente os dos anos iniciais, com a participação de escritores e escritoras de Guaíba.
A programação incluiu diversas atividades, com destaque para a contação de histórias feita por escritoras da cidade. Jéssica Colvara apresentou seu livro "As Bandeirinhas'; Mára Núbia encantou o público com trechos de suas obras "A Dança dos Penteados", "A Verdadeira História da Casa de Doces na Floresta" e "Pedro e a Fada dos Campos de Camaquã"; e também participaram a escritora Gika e a vereadora e autora Gabi Panazzolo. Outro momento foi a presença do escritor Cláudio Figueiró, de 86 anos, que apresentou o livro Guaíba Futebol Clube, que resgata a história de um dos clubes de futebol mais antigos da cidade.
A vice-diretora Cândida Magareth destaca que a Semana Literária tem papel fundamental no fortalecimento da alfabetização desde os primeiros anos escolares. “Queremos que nossos alunos tenham contato com as letras e com as obras literárias desde a pré-escola. Isso faz toda a diferença na formação deles como leitores e cidadãos”, afirma.
Segundo a supervisora Daniela Guimarães, o desenvolvimento infantil é um processo rico, que envolve o universo da imaginação e da ludicidade. “Por isso, é essencial garantir que todas as crianças tenham acesso à educação de qualidade e ao mundo da leitura”, reforça.
O evento também contou com uma feira de livros, organizada pelas livrarias Lucinda Livros e Entrelinhas, oferecendo diversas opções de leitura para os estudantes e suas famílias.
Comentários: