Repórter Guaibense

Terça-feira, 07 de Outubro de 2025

Notícias/Cidadania

Seminário na escola Gomes Jardim debate políticas públicas para pessoas com deficiência

Evento foi organizado pelo gabinete da vice-prefeita Claudinha Jardim

Seminário na escola Gomes Jardim debate políticas públicas para pessoas com deficiência
Bianca Ribeiro/Prefeitura
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, nesta terça-feira (21), a prefeitura de Guaíba promoveu o 1º Seminário de Políticas Públicas e Cidadania para Pessoas com Deficiência (PCD) no auditório do Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, no Centro, e com transmissões ao vivo pelas redes sociais. O evento foi organizado pelo gabinete da vice-prefeita e secretária de Educação, Claudinha Jardim.

Durante o encontro, a Lei de Inclusão e o papel da Defensoria e do Ministério Público foi pauta do painel apresentado pela promotora de justiça Luiza Leal. Em acréscimo ao debate dos direitos e políticas públicas para PCD, a coordenadora de Direitos e Políticas Públicas da FADERS, Jaqueline Rosa, trouxe suas vivências diárias e informações necessárias enquanto rede que busca caminhar para a inclusão e autonomia.    

A 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), representada pelos panelistas Anajara Sampaio, Rita Neutzling e José Filipe Nunes, trouxe o debate a respeito do percurso inclusivo, que existe hoje, e as atuações nas escolas estaduais para a promoção de inclusão e acessibilidade.

Leia Também:

Para ele, pai de uma filha com paralisia cerebral, quando lutamos por esta causa é para dar um pouco de dignidade para essas crianças que não podem passear às vezes e que a gente faz isso ao natural e que às vezes não damos valores.

 

"Tá na hora de a gente voltar a usar a empatia. Às vezes no olhar a criança é discriminada, então tá na hora de punir espaços de educação que não fazem inclusão, está na hora de a gente lutar por isto e se agarrar para isto por que como pai é complicado você ficar omisso. Eu consigo lutar, ainda tenho forças para lutar, mas tem muitas famílias, garanto, que ainda temos que ensinar o básico do básico. Estão tá hora de nós ter mais empatia e olhar mais para essas políticas públicas" , disse.

 

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e área interna

 

Ele fez um apelo para diretores de escolas para fazerem uma gestão compartilhada, democrática e inclusiva. "Talvez seja somente nesses espaços que crianças encontram dignidade, nossa responsabilidade é grande e nossos privilégios nos dão responsabilidade", frisou.

O evento foi encerrado com as diretora Rosane da Silva e orientadora Renata Figueiredo apresentando o Centro Educacional de Desenvolvimento de Potenciais (CEDP).

Comentários:

Veja também