Repórter Guaibense

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024

Notícias/Saúde

Sob direção da Associação Vila Nova, hospital de Guaíba ganha nome do ex-prefeito Nelson Cornetet

Desde julho, o local era comandado pela Mahatma Gandhi

Sob direção da Associação Vila Nova, hospital de Guaíba ganha nome do ex-prefeito Nelson Cornetet
Pedro Molnar
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Associação Hospitalar Vila Nova, de Porto Alegre, é a nova administradora do hospital de Guaíba. Em cerimônia na tarde desta sexta-feira (12), houve a assinatura do novo contrato de serviço e a mudança do nome do hospital, de Berço Farroupilha para Nelson Cornetet, em homenagem ao ex-prefeito da cidade. O pronto-atendimento também voltou a ser nomeado de Doutor Solon Tavares, que administrou a prefeitura na década de 80. 

Cornetet foi prefeito de Guaíba em duas gestões, a última de 1996 a 2000. Em 2008 foi candidato novamente, mas perdeu a disputa para o adversário Henrique Tavares (PTB). Faleceu em 2009, aos 67 anos, após uma cirurgia no fígado.

Leia Também:

Desde julho, quando foi inaugurado para atender pacientes com covid-19, o hospital era comandado pela Mahatma Gandhi, de São Paulo. Neste momento não foi possível abrir novos leitos, atualmente são 10 de UTI e 30 clínicos. De acordo com a coordenadora regional de Saúde, Ana Maria Rodrigues, nos próximos meses há previsão de implementar novos serviços que deve qualificar ainda mais a unidade. "Guaíba ganha muito com isto, tenho certeza que a Vila Nova vai trazer para cidade um novo modelo de gestão, atendimento e trabalho para atender a população", disse ela.

O Hospital Vila Nova foi fundado em 1965, decorrente da notória necessidade de oferta de atendimentos à população da zona sul da Capital. Por uma estratégia de sustentabilidade, em 2002, mudou sua razão social para Associação, uma entidade privada, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal seria a execução de obras na assistência médica, social, cultural e científica. Atualmente destina 100% dos seus atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente e médico Dirceu Beltrame Dal’Molin relatou que a associação há cinco anos atende diversas cidades gaúchas com uma visão bem simples: atender, acolher e tratar bem os pacientes.

- Vamos tratar da parte física do hospital, mas principalmente a parte moral. A maioria dos hospitais de interior estão sofrendo muito com descaso da saúde, aqui não é o caso, mas entendemos que a gestão em saúde tem que ser transparente, limpa e que venha mostrar serviço - pronunciou.

O prefeito Marcelo Maranata lembrou que o processo da troca de administração, da Mahatma para Vila Nova, começou em início de janeiro para que a nova entidade pudesse se preparar, em olhar tudo o que devia ser realizado sem parar nenhum serviço. "Não ficamos nenhum dia com a unidade fechada, ás vezes trabalhando com alguma precariedade, mas mantivemos os serviços graças á esta parceria", disse. Ele ainda destacou que, com a substituição, há uma economia de quase R$ 400 mil nos cofres públicos ao mês, que serão destinados para mais investimentos em atenção básica. 

Comentários:

Veja também