Repórter Guaibense

Segunda-feira, 25 de Maio de 2026

Notícias/Saúde

Todo o RS entrará em bandeira vermelha para retomada das aulas presenciais

Medida foi anunciada pelo governador Eduardo Leite nesta terça-feira (27)

Todo o RS entrará em bandeira vermelha para retomada das aulas presenciais
Itamar Aguiar / Palácio Piratini/Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Todas 21 regiões do Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul passarão da bandeira preta, de risco altíssimo para covid-19, para a vermelha a partir da meia-noite desta quarta-feira (28). A medida foi anunciada pelo governador Eduardo Leite nesta terça-feira (27) para possibilitar a retomada das aulas presenciais nas escolas de educação infantil.

"Nós queremos as crianças voltando para as aulas presenciais, com cuidados e protocolos. Mas as aulas precisam ser presenciais, especialmente para educação infantil e alfabetização", disse. 

Ele ainda destacou que é uma luta que tenta desde o ano passado e agora, com interferência do judiciário, acaba por ser prejudica. "Essa interferência, embora legitima e soberana, é equivoca e incoerente. O judiciário usa por exemplo o modelo e as formas que foram construídas por nossa equipe técnica para apurar o nível de risco, mas depressa a análise que nossos técnicos fazem para definir o que deve ser restrito e o que deve funcionar", complementou.

Leia Também:

 


De acordo com ele, após análises do grupo técnico e estudos, foi decidido por ajustar a salvaguarda da sinalização preta no estado. Ela deve continuar existindo, mas vai voltar a ser acionada apenas quando a ocupação de leitos de pacientes confirmados com covid-19 estiver em um ciclo de piora em 14 dias, sendo desativada se observado um ciclo de pelos menos também 14 dias de redução nas internações. O sistema de cogestão, que flexibiliza para protocolos para fase anterior (neste caso, a laranja), está suspenso temporariamente. 

O modelo de Distanciamento Controlado será extinto no próximo dia 10 de maio, quando completará um ano de existência. Será substituído por outro, segundo Leite, mais aprimorado e adequado para esta nova fase que estamos vivendo na pandemia e depois de todo aprendizado que tivemos, sempre colocando a proteção à população, sua vida e sua saúde em primeiro lugar.

Comentários:

Veja também