Em vários momentos na vida, principalmente naqueles quando o sol se vai entre nuvens e o cinza aponta no horizonte, precisamos romper conceitos, esmorecer pretensiosas construções intelectuais e filosóficas e se entregar ao sagrado e difícil ócio para vencer e aceitar em uma batalha profunda e interna a tênue e necessária diferença entre o conhecimento e o auto-conhecimento.
Traduzindo o prolixo e “metido a besta” parágrafo acima: As vezes é preciso dizer “Foda-se!” sem julgamentos ... É preciso rir de si mesmo e Between Two Ferns: O filme para minha grande alegria grita em alto e bom som:
- Foda-se!
Depois de mais de uma década de entrevistas propositalmente ruins, Zach Galifianakis leva os insultos e a vergonha alheia agora para um longa-metragem igualmente "tosco"
Between Two Ferns: O Filme. Com perguntas constrangedoras e sem nenhuma vergonha, Zach Galifianakis pega a estrada e entrevista celebridades para seu programa de orçamento zero, recorrendo ao *mockumentary, formato consagrado em séries como The Office e Parks & Recreation, o co-criador do programa e diretor do longa Scott Aukerman narra o que potencialmente poderia ser a última temporada do Between Two Ferns.
O formato casa perfeitamente com a proposta do programa original, frisando o desleixo e a preguiça que tornaram o Between Two Ferns um ótimo quadro cômico. Dessa vez, porém, o longa leva esses traços também para os bastidores da produção, que incluem bizarrices como o Zach Galifianakis usar absorventes para evitar derrapadas na cueca - pois é - e os cuidados diários com as plantas que dão nome ao filme.
Leia também: Os filmes do Júnior
Com a participação de uma constelação de grandes estrelas todos nesse filme compram a idéia da quebra da estética, visual e narrativa. Assumem e vivem com paradigmas, esteriótipos, clichês e inacreditavelmente ao se desprender de surpreender e ser cult, descobrem um raro caminho trilhado poucas vezes pelos grandões de Hollywood. Um ar de originalidade “tosca”.
Queridos leitores, sem dúvidas é um “Os filmes do Júnior” (vide primeiro texto da coluna “os Filmes do Júnior”), mas essa despretensão tão colaborativa entre astros de Hollywood foi mágica para mim nesse momento, vivemos tempos escuros, de muita apreensão e dúvidas, há um colapso maior ao meu ver que o dos hospitais, paira no ar um colapso da esperança, precisamos todos relaxar, precisamos todos respirar fundo, mesmo que com dificuldade, continuar respirando é preciso.
Um filme do júnior que é um filme bom... Bom para colorir o cinza desse insistente horizonte que reflete o nosso enxergar.
Segure a ansiedade, e tente rir de sí mesmo, rir daquilo que nem acha graça, apenas ria, ria, ria, ria, ria... Às vezes, se levar a sério realmente não vale a pena.
Em poucas palavras, Between Two Ferns: O Filme não poderia ser mais bobo e idiota. Ainda bem. É isso que o torna incrível e me fez ficar mais leve.
Leia mais: Aquele idiota está desconfiado!
*Mockumentary: São os falsos documentários ou pseudodocumentários. É um gênero de filmes, ou até mesmo programas de TV, onde um documentário é apresentado contendo fatos supostamente reais, havendo muitas vezes forte presença de sátiras e paródias.
Between Two Ferns: O Filme • Trailer Legendado
Lista com 10 filmes do Júnior Mockumentarys
- Audições -1978 -Harry Hurwitz
-Ilha das Flores - 1989 - Jorge Furtado
-Aconteceu Perto de Casa -1992 - Benoît Poelvoord, Remy Balvex, André Bonzél
- Até Que A Morte Os Separe - 2006 - Keith Fulton e Louis Pepe
- Borat - O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América 2006-Larry Charles
- Jogo de cena - 2007 - Eduardo Coutinho
- Confissões de um viciado em pornografia - 2008 - Duncan Christie
- Ainda estou aqui - 2010 - Casey Affleck
- Sereias: O corpo Encontrado - 2012 - Sid Bennett
Comentários: