Na última quarta-feira (27), dia do Cinema Gaúcho, foram abertas as inscrições para o 22º Festival de Cinema Estudantil de Guaíba - Mostra Nacional de Curtas e Longas, o CinestudantilGuaíba. As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de agosto pelo site ou no link.
O festival que iniciou com menos de dez curtas, em 2002, hoje recebe mais de 1700 filmes de mais de 100 países, entre curtas e longas. Ele é referência no Brasil e exterior no uso e debate das novas tecnologias na educação. Já recebeu o Prêmio Novas Façanhas do Governo do Estado, sendo entregue durante o Festival de Cinema de Gramado, além de ter recebido homenagem pela Câmara de Vereadores de Guaíba. O festival foi tema de livro do professor Josias Pereira da Silva da UFPel, de Pelotas, pela passagem dos 20 anos do evento.
Guaíba, Berço da Revolução Farroupilha, é também a cidade Berço de Novos Cineastas. Projeto é construir o Museu do Cinema Gaúcho e uma escola de cinema, onde possam ser oferecidos cursos e oficinas ligadas ao cinema, fotografia e a atuação.
Na quinta-feira (28) ocorreu uma reunião do professor e jornalista Valmir Michelon, idealizador do festival, com a diretora do Instituto Estadual de Cinema, Sofia Ferreira. Ela classificou o projeto "visionário" pelo seu aspecto pedagógico, além de ressaltar a persistência do evento por mais de duas décadas.
Maiores informações pelo whats (51) 996167059 ou pelo e-mail [email protected].
Comentários: