Repórter Guaibense

Sexta-feira, 03 de Outubro de 2025

Notícias/Educação

Alunos da escola Otero Paiva Guimarães confeccionam bonecos de pano negros

Atividade foi alusiva ao Dia da Consciência Negra

Alunos da escola Otero Paiva Guimarães confeccionam bonecos de pano negros
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Estudantes do quarto ano da escola Otero Paiva Guimarães, no bairro São Francisco, confeccionaram bonecos de pano negros. Realizado em casa de cada um com o apoio de seus pais, o trabalho pedagógico da professora Cláudia Martins oportunizou estas crianças, de 10 e 11 anos, ter uma reflexão que "todos somos iguais". A atividade foi alusiva ao Dia da Consciência Negra, comemorada na última sexta-feira (20).

 - Em outubro usando as aulas por meio do aplicativo meet comecei a questionar os estudantes em nossas aulas sobre a valorização da vida e o respeito ao próximo indiferente da situação que este apresente. Apresentaram várias e diferentes opiniões e relatos da parte dos alunos. Eles deveriam confeccionar um boneco ou boneca negra e juntos dariam um nome para a boneco(a) até o dia 20 - conta ela.
 
Os bonecos se transformaram em amigos da criançada. Eles se chamam Cecília, Luna, Luane, Julia, Fofinha Onom, Suzi e Tainá. A educadora ainda destaca que o objetivo foi de unir a família e a escola, após trabalhar textos e atividades que valorizavam a cultura que os negros trouxeram para toda nossa sociedade.

Amanda Amaral é mãe do aluno Andryel. Ela conta que aproveitou a atividade, mesmo já tento abordado sobre o tema com ele, para chamar mais atenção sobre o respeito com as pessoas de raça diferente da dele.

Leia Também:

 - Ele já é bem entendido de tudo, para não houver nenhum tipo de preconceito. Tanto que ele não tem escolha, ele é muito tranquilo. Nunca precisei chamar atenção dele por nada, principalmente por conta de raça, preto, branco, pardo. Aproveitamos para reforçar para ele que é uma data que tem aquele símbolo da consciência negra, expliquei pra ele - relata ela.

A estudante Damares Antunes de Lima também confeccionou sua boneca preta. Para ela, "aprendemos que a importância das pessoas negras na terra é uma coisa muito boa, que a gente entende que todo mundo tem seu jeito: a sua cor, tantos os brancos, os negros, os amarelos e os vermelhos. E cada um tem seu jeito, sua característica. Eu gostei muito de fazer o bonecos, e todos são importantes para o mundo".

Comentários:

Veja também