A vacina bivalente contra covid-19 tem pouca procura em Guaíba. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a cobertura vacinal entre adultos acima de 18 anos está em 21,3%. Foram aplicadas 18.054 doses, sendo que é a população alvo é 83.428.
O coordenador da Vigilância Epidemiológica de Guaíba, enfermeiro Ernani Bohrer, destaca que a cobertura é considerada baixa mesmo sendo similar a outros municípios do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre a cobertura vacinal da mesma vacina está em 23%.
"O que a gente precisa é aumentar a cobertura vacinal, é muito importante a divulgação em mídias e tudo mais para abordar a importância da vacinação. A covid-19 está aí, não estamos observando aumento de mortalidade ultimamente, mas é uma doença que vimos o quanto de mortes ela pode causar. Então temos que aumentar a cobertura vacinal", avalia Bohrer.
A vacina bivalente é recomendada para as pessoas que completaram o esquema básico de vacinação ou que já receberam uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da mais recente dose recebida.
Em nota divulgada pelo Ministério da Saúde, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, lembra que a vacinação é “fundamental para minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença”.
“Quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose em atraso, também pode procurar a Atenção Primária, porta de entrada do SUS [Sistema Único de Saúde]. O Ministério da Saúde reforça que, tanto as vacinas monovalentes quanto as bivalentes, têm segurança comprovada e são igualmente eficazes na proteção contra o coronavírus”, diz a nota.
Onde se vacinar?
As unidades de saúde que possuem vacina bivalente contra covid-19 e gripe são Cohab, Vila Iolanda, Columbia City, Centro, sala de Políclinica, ESF Nova Guaíba e Primavera. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 16h30min, exceto da UBS Cohab que termina às 19h30min.
Comentários: