O sítio da estátua do músico e compositor nativista José Cláudio Machado, no largo que leva o seu nome, vem sendo revitalizado numa iniciativa conjunta da Associação Cultural José Cláudio Machado e Prefeitura de Guaíba. O local foi um dos mais atingidos pela enchente que devastou grande parte da cidaxd e do Rio Grande do Sul em maio deste ano.
O projeto original será mantido, garantindo a acessibilidade à estátua, e as placas de identificação em quatro idiomas serão refixadas no seu entorno e a grama será replantada, completando o que está contemplado no projeto praticado inicialmente no monumento, segundo Paulo Deboni, da Associação Cultural.
A imagem foi inaugurada em novembro de 2022, quando o homenageado completaria 74 anos de vida. Ele foi o vencedor da II Califórnia da Canção Nativa de 1972, com a música Pedro Guará, e um dos responsáveis pela criação da Reculuta da Canção Crioula no início da década de 80 e do Parque da Harmonia em Porto Alegre, que promove os festejos farroupilhas até hoje. Ele morreu em dezembro de 2011 devido a complicações pulmonares, aos 63 anos.
Comentários: